Análise da Qualidade de Vida no Trabalho dos servidores públicos em uma unidade do IFSULDEMINAS

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-04-06

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal de Alfenas

Resumo

O trabalho ocupa papel central na vida do homem, podendo ser fonte de sofrimento ao trabalhador, acarretando, em alguns casos, doenças físicas e psíquicas. A QVT pode contribuir para tornar o ambiente de trabalho mais saudável ao trabalhador, proporcionando maior bem-estar e satisfação. Este trabalho tem como objetivo investigar a percepção dos servidores acerca da Qualidade de Vida no Trabalho na Reitoria do IFSULDEMINAS. Para atingir este objetivo o trabalho foi dividido em oito partes: a introdução; considerações sobre o trabalho; um capítulo destinado à Qualidade de Vida no Trabalho; os modelos de análise de QVT; os procedimentos metodológicos; análise de dados; considerações finais e proposta de intervenção. A pesquisa é caracterizada como descritiva e exploratória, utilizando uma abordagem quantitativa e qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de um questionário adaptado por Albuquerque (2013) baseado no Modelo de Walton (1973). Houve retorno de, aproximadamente, 82% dos questionários entregues. Os resultados apontaram que os servidores estão satisfeitos com a maioria dos fatores que compõe o Modelo de Walton (1973), porém foram identificados quatro fatores que, na percepção dos servidores, podem influenciar negativamente a QVT: falta de equidade salarial externa; o stress e a fadiga provocada pela carga horária; a interferência do trabalho na vida pessoal e a ausência de ações voltadas ao entretenimento e ao lazer. Foram sugeridas, ao final do trabalho, algumas propostas de intervenção para estes problemas.



Palavras-chave

Ambiente de trabalho, Qualidade de Vida no Trabalho, Modelo de Walton, Work environment, Quality of life at work, Walton model

Citação

GOMES, João Tadeu. Análise da Qualidade de Vida no Trabalho dos servidores públicos em uma unidade do IFSULDEMINAS. 2017. 94 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal de Alfenas, Varginha, MG, 2017.