Do cantar de Mio Cid ao El Cid em quadrinhos: as representações do cavaleiro medieval em sala de aula

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-09-25

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal de Alfenas

Resumo

Atualmente, é notável o interesse de um grande público pelas produções que evocam o passado medieval. Também em sala de aula, encontramos alunos que se deixam envolver pelos cenários, literaturas, histórias em quadrinhos, jogos, séries e filmes que tratam o período como algo fantástico, por isso, como um momento em que tudo é possível. O presente trabalho, objetiva analisar as representações do cavaleiro medieval, utilizando como elemento principal o Poema de Mio Cid. Por se tratar de uma pesquisa que visa a aplicabilidade do objeto estudado, utilizaremos em sala de aula as representações presentes no poema medieval e compararemos com os alunos o conceito de cavalaria incorporado por eles e pelas mídias de entretenimento. Como produto final, os alunos desenvolverão uma história em quadrinhos através da plataforma on-line Pixton. A criticidade dos alunos surge do confronto entre aquilo que se apresenta como ideal e provável, a partir da conceituação do professor. Esta interpretação dará aos alunos o desenvolvimento de sua autonomia em relação às visões dos autores de livros ou artigos, auxiliando-os a tornar a aprendizagem mais significativa.



Palavras-chave

Cavaleiros e cavalaria - Iberica, Peninsula (Espanha e Portugal), Cid, ca. 1043-1099 – Histórias em quadrinhos, História social na literatura, História em quadrinhos, Educação – Historia

Citação

ALBARRAL, Érica Viana. Do cantar de Mio Cid ao El Cid em quadrinhos: as representações do cavaleiro medieval em sala de aula. 2017. 198 f. Dissertação (Mestrado em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2017.