Alterações curriculares dos cursos de licenciatura em física, matemática e pedagogia: a experiência da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG em sua primeira expansão
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Resumo
Esta pesquisa descreve como se processam as alterações curriculares dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Matemática Licenciatura, Física Licenciatura e Pedagogia (presencial) da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, tendo em vista o meu interesse na área como técnica em assuntos educacionais. Para tanto, foram necessários compreender o conceito de currículo e quais as influências do poder nesta construção e discutir, também, o currículo da formação de professores. Como recursos para a construção das informações utilizamos a análise documental e, posteriormente, entrevista semiestruturada com o presidente do Núcleo Docente Estruturante e com o coordenador de cada um dos Cursos. A partir da análise documental e das entrevistas citadas, construímos o percurso percorrido pelos cursos na construção de projeto político pedagógico, destacando como estas alterações ocorreram de forma a atender à legislação vigente, às necessidades institucionais e, principalmente aos acadêmicos, fatos que foram evidenciados durante a pesquisa.