Experimentos projetados para construção e mudança de modelo mentais no ensino de eletromagnetismo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-07-30

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal de Alfenas

Resumo

Devido ao seu conteúdo extenso que envolve conceitos abstratos de difícil compreensão, o estudo do Eletromagnetismo revela um elevado grau de desinteresse por parte da maioria dos alunos dentro da disciplina de Física. Além da natureza abstrata dos conceitos envolvidos, soma-se a essa dificuldade a estratégia utilizada no ensino desse tema, que privilegia, quase que exclusivamente, aulas expositivas no quadro, as quais se limitam a uma breve explicação teórica dos fenômenos e leis do Eletromagnetismo, seguida de resolução de exercícios. No entanto, a adoção de atividades experimentais em sala de aula pode amenizar de forma significativa os problemas acima citados, uma vez que elas possibilitam a aplicação do conteúdo em situações práticas. Dessa forma, este trabalho propõe a utilização de um material didático-pedagógico em sala de aula, que permite aos alunos investigarem os conteúdos do Eletromagnetismo de maneira interativa, dando-lhes subsídios para que tenham condições de compreender, questionar e, por fim, adquirir o conhecimento científico. Este trabalho contribui fornecendo uma sequência de experimentos confeccionados com materiais de baixo custo e fácil acesso, obedecendo a ordem com que os tópicos sobre Eletromagnetismo aparecem na história da Física além e também na sequência de algumas obras didáticas. Além disso, foi utilizado como fundamentação teórica os “Modelos Mentais de Johnson-Laird”, em função da versatilidade teórica apresentada nesta teoria para que possamos compreender uma forma de construção individual do conhecimento científico, por parte dos alunos, sujeitos do processo.



Palavras-chave

Física - Ensino, Eletromagnetismo, Desenvolvimento cognitivo, Psicologia da aprendizagem.

Citação

DIAS, Silvio Lima. Experimentos projetados para construção e mudança de modelo mentais no ensino de eletromagnetismo. 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2018.