O “horror ao vazio” na arte decorativa da mesquita maior de Córdoba

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-11-10

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal de Alfenas

Resumo

Quando pensamos na cultura artística islâmica precisamos considerar os seus aspectos formativos, religiosos, e suas múltiplas influências. Em resumo, o que temos aqui, como exercício de pesquisa histórica com a finalidade de criação de um Objeto de Aprendizado, é umtrabalho dividido em três partes que antecedem o OA em questão. Assim nos aprofundamos num primeiro momento nas questões relacionadas à presença islâmica no Ocidente, as questõesrelacionadas ao Alcorão e a sua expansão pela Península Ibérica. Em um segundo momento aprofundamos nas questões relacionadas a arte islâmica, sua arquitetura e suas principaiscaracterísticas para em seguida, no terceiro momento, aprofundarmos no tema desse trabalho que é a questão específica do termo aristotélico horror ao vazio e em como ele se manifesta na Mesquita Maior de Córdoba. Todas essas abordagens iniciais formam as bases de estudo para a construção do Objeto de Aprendizagem que objetivamente foi pensado para atender a faixa de aprendizado do ensino fundamental que vai do 6º ano ao 9º ano e se vale também de exercícios com perguntas objetivas e ações específicas de manualidades e interação coletiva.



Palavras-chave

Península Ibérica, Horror ao vazio, Mesquita Maior de Córdoba

Citação

SOARES JUNIOR, Jair. O “horror ao vazio” na arte decorativa da mesquita maior de Córdoba. 2021. 96 f. Dissertação (Mestrado em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2021.