A memória e a história do Centro de Recém-Chegados das escolas públicas de Mississauga/ON, na trajetória de reconhecimento social de imigrantes no Canadá

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-08-18

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal de Alfenas

Resumo

A pesquisa consiste num estudo institucional de memória e a história de um programa na cidade de Mississauga/ON, no Canadá, enquanto política pública de acolhimento e reconhecimento social para imigrantes, à luz da teoria de Axel Honneth. O objetivo geral é compreender a memória social e a história institucional do Newcomer Reception and Assessment Centre financiado pela gestão pública e executado através das escolas católicas da cidade de Mississauga/Ontário, no Canadá, a partir das narrativas de um grupo de imigrantes brasileiros, sobre a inclusão, o pertencimento e o reconhecimento social teorizado por Axel Honneth, no período de 2019 a 2022. A relevância social dessa pesquisa é reconhecer a importância da gestão pública e interferência governamental nas questões que envolvem a erradicação das desigualdades e marginalizações históricas oriundas da imigração. O método é qualitativo-descritivo que usa de entrevista semiestruturada junto a um gestor e aos imigrantes como ferramenta para a coleta de dados, usando da análise de conteúdo a partir das narrativas memoriais. O pertencimento e o reconhecimento social dos imigrantes brasileiros que chegaram ao Canadá no período de 2019 a 2022, será um tema aprofundado nesse estudo. Infere-se que existe um grande esforço do Canadá na criação e manutenção das políticas adotadas para auxílio dos imigrantes em sua integração ao novo território na inferência que contribui para o Reconhecimento Social, tanto na esfera individual, como na esfera pública.



Palavras-chave

Memória e história, Gestão pública, Reconhecimento social, Imigrantes, Memory and history, Public administration, Social recognition, Immigrants

Citação

SILVA, Camila Ferreira Tavares da. A memória e a história do Centro de Recém-Chegados das escolas públicas de Mississauga/ON, na trajetória de reconhecimento social de imigrantes no Canadá. 2023. 183 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública e Sociedade) - Universidade Federal de Alfenas, Varginha, MG, 2023.