A relevância da cultura linguística local nos livros didáticos: uma análise comparada : uma análise comparada
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Resumo
A língua é um sistema complexo que reflete as experiências culturais de um povo. Assim, a cultura influencia a forma como as pessoas percebem o mundo. No processo de ensino-aprendizagem não é diferente. No Brasil, os livros didáticos desempenham um papel importante no ensino, porém é necessário questionar se esses livros estão adequadamente adaptados às necessidades culturais regionais e locais, considerando a vasta diversidade sociocultural do país. Este trabalho se propôs a investigar a influência da cultura linguística local no processo de ensino- aprendizagem, utilizando livros didáticos escolhidos por professores de escolas públicas como instrumento de pesquisa. Para tanto, foi realizada uma análise comparada entre livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e materiais alternativos, buscando identificar se as influências linguísticas e culturais são refletidas neles. A importância dessa investigação reside na compreensão de como a cultura afeta o processo de ensino-aprendizagem, influenciando as abordagens pedagógicas dos professores e a receptividade dos alunos ao conteúdo ministrado. A pesquisa foi embasada nos conceitos da Semântica de Contextos e Cenários (SCC), que está pautada na relação entre língua, cultura e identidade. A pesquisa destaca a importância de considerar a cultura local nos materiais didáticos e sugere a necessidade de avaliar como os livros didáticos refletem essa cultura.