Ciências Econômicas
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2611
Navegar
Submissões Recentes
Item Acesso aberto (Open Access) O comportamento do consumidor de chocolates e a reduflação como estratégia de marketing(2025-11-18) Coldibeli, Carlos Eduardo Padilha; Frias, Lincoln Thadeu Gouvêa de; Gambi, Thiago Fontelas Rosado; Pereira, Fernando BatistaO chocolate é um produto que possui relevância mundial e cujo mercado tem passado por transformações nos últimos anos. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar os aspectos gerais do mercado de chocolates no Brasil, analisando as características do comportamento do consumidor desse produto, com atenção especial à prática da reduflação como estratégia de marketing (a redução da quantidade de produto, porém com manutenção do preço). Como metodologia, será adotada a revisão de literatura a partir de fontes acadêmicas e referências jornalísticas. Dentre os resultados encontrados, está a ocorrência de uma segmentação desse mercado na atualidade e, por conta da pressão derivada da escassez do cacau, as empresas, a fim de manter a competitividade, muitas vezes praticam a reduflação, o que afeta, no modelo de comportamento do consumidor estudado, especialmente, as etapas de busca por informações e tomada de decisão, a partir da distorção do preço real.
