Borges, Thais Marques2025-11-172025-11-172025-09-26https://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/3015Esta dissertação é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), na linha de pesquisa Culturas, Práticas e Processos na Educação, tem como objetivo geral discutir a construção identitária da profissão da Coordenadora Pedagógica, considerando o saber e o fazer políticos no exercício de seu trabalho numa perspectiva crítico-reflexiva e humanista, por meio de um estudo do tipo estado de conhecimento. A pesquisa foi desenvolvida a partir da metodologia do estado de conhecimento, de caráter bibliográfico e qualitativa, que permitiu mapear, selecionar e analisar cinco teses defendidas em programas de pós-graduação em Educação no Brasil, possibilitando a identificação de tendências, convergências e limites relacionados à atuação da Coordenadora Pedagógica. A investigação evidenciou que a identidade desse profissional é marcada por tensões históricas, sociais e políticas, não se configurando como algo fixo, mas como um processo em permanente transformação. Os resultados mostraram que há um consenso teórico acerca da inseparabilidade entre educação e política e da relevância do papel da Coordenadora Pedagógica como mediadora de processos formativos, articuladora do Projeto Político-Pedagógico e promotora de práticas reflexivas e emancipatórias. Contudo, a análise também revelou que, na prática cotidiana, essa atuação sofre limitações impostas por indefinições de atribuições, excesso de demandas burocráticas e sobrecarga de responsabilidades, o que gera uma crise de identidade profissional e dificulta a sua atuação. As teses apontaram, entretanto, que a Coordenadora Pedagógica pode desempenhar papel fundamental na formação continuada de professoras e professores, no fortalecimento da autonomia docente, na mediação de políticas educacionais e na criação de espaços de diálogo e participação democrática. Com base em autores como Freire (1987, 1996, 2001, 2014), Cunha (2003), Laval (2023), Dubar (1997), Saul e Saul (2017), o estudo reafirma que a Coordenação Pedagógica deve ser compreendida como prática político-pedagógica que contribui para a transformação da escola pública em um espaço democrático, inclusivo e humanizador. Conclui-se que fortalecer a identidade dessa profissão requer tanto a mobilização dos sujeitos escolares quanto o investimento em políticas públicas e condições objetivas de trabalho, de modo que a Coordenadora Pedagógica se consolide como agente da luta por uma educação emancipadora capaz de responder às contradições do presente e projetar novos horizontes para a escola pública brasileira.ptinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Ciências HumanasO saber e o fazer da coordenadora pedagógica: caminhos formativos para o exercício da profissãoThe knowledge and practice of the pedagogical coordinator: formative pathways for the exercise of the professioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSouza, Ana Cristina Gonçalves de AbreuCoordenação pedagógicaFormação professorasProfissionalidade da coordenadora pedagógicaPedagogical coordinationContinuing teacher educationProfessionalism of the pedagogical coordinatorhttp://lattes.cnpq.br/2015273462021951http://lattes.cnpq.br/03383993954321392023.1.218.013Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil