Rocha, Eduardo Guerreiro2025-12-172025-12-172025-12-01https://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/3181A evolução das ferramentas educacionais é essencial para acompanhar as mudanças no ambiente de aprendizado. A plataforma Tales Ludos, que se destaca como um recurso educacional aberto para criação de jogos, enfrentou o desafio de modernizar sua infraestrutura tecnológica a fim de melhorar a sinergia entre suas frentes de desenvolvimento. Este artigo relata a transição estratégica e a refatoração do backend da aplicação, migrando de um ambiente PHP para Node.js sob o modelo de API REST e padrão Repository, com o intuito de otimizar a comunicação entre camadas. A metodologia compreendeu inicialmente a análise do sistema original e o planejamento da reengenharia em três eixos: a adoção de uma API REST, a implementação do padrão Repository com injeção de dependências e a migração tecnológica para Node.js. Em seguida, realizou-se a implementação da nova arquitetura em camadas e sua documentação. Os resultados demonstram que a nova arquitetura tornou o sistema mais modular, flexível e preparado para integração com múltiplos clientes. Embora tenha aumentado a complexidade conceitual, a refatoração facilitou a manutenção evolutiva e os testes automatizados. Conclui-se que a adoção dessas práticas foi crucial para aumentar a sustentabilidade técnica da plataforma, alinhando-a às boas práticas contemporâneas.ptinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Ciências Exatas e da Terra::Ciência da ComputaçãoReengenharia de um sistema web educacional: migração para arquitetura REST com padrão repository e node.jsinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSilva, Luiz Eduardo daReengenhariaSistemas webAPI RESTPadrão RepositoryNode.jsSoftware re-engineeringWeb systemsREST APIRepository patternhttp://lattes.cnpq.br/7344903468510602http://lattes.cnpq.br/54595104070195212018.1.08.026Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil