Coldibeli, Carlos Eduardo Padilha2025-12-042025-12-042025-11-18https://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/3068O chocolate é um produto que possui relevância mundial e cujo mercado tem passado por transformações nos últimos anos. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar os aspectos gerais do mercado de chocolates no Brasil, analisando as características do comportamento do consumidor desse produto, com atenção especial à prática da reduflação como estratégia de marketing (a redução da quantidade de produto, porém com manutenção do preço). Como metodologia, será adotada a revisão de literatura a partir de fontes acadêmicas e referências jornalísticas. Dentre os resultados encontrados, está a ocorrência de uma segmentação desse mercado na atualidade e, por conta da pressão derivada da escassez do cacau, as empresas, a fim de manter a competitividade, muitas vezes praticam a reduflação, o que afeta, no modelo de comportamento do consumidor estudado, especialmente, as etapas de busca por informações e tomada de decisão, a partir da distorção do preço real.ptinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/Ciências Sociais AplicadasO comportamento do consumidor de chocolates e a reduflação como estratégia de marketinginfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFrias, Lincoln Thadeu Gouvêa deConsumidorChocolateReduflaçãoConsumer behaviorMarketing2021.1.39.002Attribution 3.0 Brazil