Fortes, Flávia Elisa de Carvalho2025-06-052025-06-052025-03-21https://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2882As transformações sociais e educacionais contemporâneas têm imposto novos desafios ao campo da educação, especialmente, no que se refere ao trabalho e à identidade docente. Tais mudanças, impulsionadas pelas dinâmicas do neoliberalismo e pelas reconfigurações do mundo do trabalho, colocam risco as condições de exercício da docência e a maneira como os profissionais constroem e ressignificam sua identidade. A dissertação “Trabalho docente, educação e neoliberalismo: O estado da arte do GT 09 da ANPEd – 2019/2024” resulta de pesquisa sobre o trabalho e a identidade docente e se propôs a refletir como esses dois conceitos se configuram diante das transformações sociais e educacionais contemporâneas. Quanto ao procedimento metodológico adotado para a coleta de dados e posterior análise crítica, foi utilizado o “estado do conhecimento” ou “estado da arte”, compondo o estudo de caráter bibliográfico e documental, com o intuito de refletir sobre a identidade docente atrelada às novas formas de organização do trabalho nos últimos anos. A pesquisa foi embasada em análises dos Anais publicados através das Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) – período 2019/2024, dialogando com produções acadêmicas que retratam o processo de precarização do trabalho docente e os desafios no neoliberalismo. A partir das contribuições do estado do conhecimento e do diálogo com os Anais da ANPEd, é possível destacar necessidade de repensar políticas educacionais e estratégias institucionais que promovam condições mais dignas e valorização do trabalho docente. Assim, compreender as ressignificações da identidade profissional em meio à precarização do trabalho não apenas enriquece o debate acadêmico, mas também aponta caminhos para uma prática mais crítica e a compreensão dos impactos neoliberais sobre a educação acerca do papel docente em uma sociedade em constante mudança.ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Ciências Humanas::Educação::Fundamentos da Educação::Sociologia da EducaçãoTrabalho docente, educação e neoliberalismo: o estado da arte do GT 09 da ANPEd – 2019/2024DissertaçãoTabac, Sara Esther Dias ZaruckiNeoliberalismoTrabalhoIdentidade docenteNeoliberalismWorkTeacher identity.http://lattes.cnpq.br/3898883024668818http://lattes.cnpq.br/4901773895168381