Nascimento, Tiago Felix do2025-11-052025-11-052025-10-17https://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/3001Esta dissertação investiga a relação socioeconômica entre a Escola de Sargentos das Armas (ESA) e o município de Três Corações/MG. O objetivo central foi identificar os reflexos socioeconômicos que uma eventual desativação da instituição militar acarretaria para a cidade, interpretando-os à luz da Teoria do Desenvolvimento Local e da Teoria da Dependência. A pesquisa, de natureza descritiva e abordagem qualitativa, baseou-se na análise de dados secundários, abrangendo as compras institucionais da ESA, as estimativas de gastos da família militar e o perfil socioeconômico dos conscritos. Os resultados revelam uma significativa dependência econômica do município em relação à ESA, evidenciada pelo volume expressivo de recursos injetados no comércio local por meio de compras institucionais e pelo consumo das famílias militares, com impacto direto na arrecadação de tributos como o ISS. Além disso, os gastos das famílias militares e a formação dos conscritos reforçam a relevância social da instituição. Conclui-se que a desativação da ESA geraria impactos socioeconômicos adversos, reforçando a necessidade de a gestão pública desenvolver políticas estratégicas para diversificar a economia local e reduzir a vulnerabilidade do município. Este estudo contribui para o debate sobre os impactos de instituições públicas em economias locais e culmina na proposta de um Relatório Técnico para subsidiar o planejamento e a tomada de decisão do poder público localptCiências Sociais AplicadasCiências Sociais Aplicadas::Economia::Economia Regional e UrbanaReflexos socioeconômicos da desativação da Escola de Sargentos das Armas (ESA) em Três Corações-MGinfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuri, Maria AparecidaESATrês CoraçõesReflexo socioeconômicoDesenvolvimento localDependência econômicaSocioeconomic impactLocal developmentEconomic dependencehttp://lattes.cnpq.br/5051337853823128http://lattes.cnpq.br/9842265897660893http://lattes.cnpq.br/10981088717898322024.1.217.011