Mestrado em Ciências Ambientais
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Navegando Mestrado em Ciências Ambientais por Orientador(a) "Canedo Júnior, Ernesto de Oliveira"
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Item Acesso aberto (Open Access) Conhecimentos e percepções de idosos participantes de programas sociais sobre insetos: promovendo Educação Ambiental e valorizando etnoconhecimentos(2024-07-29) Ferreira, Samantha Martins; Canedo Júnior, Ernesto de Oliveira; Silva, Graziele Santiago da; Pamplin, Renata Christian de OliveiraA população de idosos é crescente no Brasil, por isso faz-se necessário buscar estratégias para promover a inclusão destas pessoas em um mundo cada vez mais globalizado. Para isso, as iniciativas educativas tornam-se instrumentos para conseguir efetivar além da inclusão social, a valorização dos conhecimentos culturais deste grupo etário. Ressalta-se que o contato dos idosos com a natureza tem muito significado, por isso a Etnobiologia tem se destacado enquanto ferramenta em práticas educativas, uma vez que estuda como acontecem as relações humanas com a natureza. Ao pensar nas inúmeras relações que podem acontecer com o meio ambiente no decorrer da vida dos idosos, o contato com os insetos se destaca, por serem a maior classe de animais e por estarem presente no cotidiano das pessoas. Diante disso, a presente pesquisa objetivou conhecer a percepção de idosos participantes de programas sociais sobre insetos para alcançar a valorização dos etnoconhecimentos e simultaneamente trabalhar sobre a Educação Ambiental (EA). Para isso realizamos uma entrevista semiestruturada no formato de roda de conversa, esta foi dividida em dois capítulos. Obtivemos a colaboração de 87 pessoas, sendo a maioria mulheres, com idade média de 70 anos, com baixa escolaridade, que são donas de casa/dólar e que moram há mais tempo na zona urbana. Ao acessar o conhecimento sobre insetos, foi observado que a maioria associa os mesmos a aspectos negativos como doenças e a sentimentos de medo e nojo. Faltam conhecimento sobre as suas características morfológicas, já que durante todas as etapas foram confundidos com não-insetos. Ao realizar uma atividade prática com os colaboradores, percebemos a minimização dos preconceitos que possuíam no início da dinâmica e os mesmos perceberam a importância desta classe animal. Quando aos conhecimentos culturais, percebemos que os colaboradores fazem uso que aprenderam com a família e com as experiências ao longo da vida. Observou-se ainda que utilizar insetos para trabalhar Educação Ambiental mostrou-se como uma efetiva ferramenta para promover o cuidado com a natureza, através de atitudes sustentáveis.