Doutorado em Química
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Navegando Doutorado em Química por Assunto "Abordagem CTS"
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Item Embargo Elaboração de um instrumento metodológico para ensino CTS a partir do planejamento de sequências didáticas em um programa de residência pedagógica(Universidade Federal de Alfenas, 2024-08-29) Cavalcanti, Marcello Henrique Da Silva; Barro, Mario Roberto; Sepini, Ricardo Pereira; Bonifácio, Pedro Lúcio; Torres, Claudia; Silva, WesleyA introdução da abordagem CTS na Educação Básica é relevante para permitir uma formação cidadã, assim como nos cursos de licenciatura para que os futuros professores tenham maiores condições de relacionar o conhecimento químico com temas socialmente contextualizados, provocando reflexões e questionamentos a respeito das relações entre a Ciência, Tecnologia e Sociedade. A partir da revisão de literatura apresentada neste trabalho foi investigado o desenvolvimento de sequências didáticas com uso da abordagem CTS, a sua apropriação como atividade curricular e a sua contribuição para uma melhor formação de professores. Assim, a tese apresenta um novo instrumento metodológico desenvolvido para a elaboração de sequências didáticas CTS, baseado nas pesquisas de Méheut e Psillos (2004) e Aikenhead (1994). Este instrumento foi criado a partir da análise de três sequências didáticas produzidas por discentes do curso de Licenciatura em Química durante o Programa Residência Pedagógica (2020–2022). A análise das sequências didáticas CTS produzidas revelou que a utilização do instrumento metodológico proposto resultou em uma integração mais eficaz dos aspectos Científicos, Tecnológicos e Sociais, aprimorando a estruturação e relevância das aulas. As dificuldades iniciais, como a desconexão entre conteúdos e a falta de protagonismo dos alunos, foram parcialmente superadas, sugerindo um enriquecimento na experiência educacional e uma possibilidade de inclusão sistemática da abordagem CTS nos currículos de formação inicial e continuada de professores. Assim, consideramos que o instrumento apresentado contribui para melhorar o planejamento e a prática pedagógica dos professores ao alinhar as sequências didáticas CTS com as diretrizes educacionais brasileiras e a realidade dos alunos, promovendo uma formação crítica e cidadã.