Graduação
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2559
Navegar
Navegando Graduação por Assunto "Adolescents"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Acesso aberto (Open Access) O impacto de programas educativos sobre conhecimentos, atitudes e práticas de adolescentes quanto às Infecções Sexualmente Transmissíveis: uma revisão de literatura e reflexões sobre o papel do cirurgião-dentista,(2025-11-12) Fabri, Mateus Baldini; Costa, Sara Ferreira dos Santos; Costa, Sara Ferreira dos Santos; Oliveria, Marina Reis; Andrade, Ana Luiza Dias Leite deO aumento do número de casos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) em adolescentes é uma preocupação global de saúde pública. Neste cenário, a falta de informações precisas sobre ISTs e práticas sexuais seguras pode contribuir para a disseminação dessas doenças. O objetivo desse estudo foi avaliar o impacto de programas educativos em conhecimentos, atitudes e práticas de adolescentes quanto à relação sexo oral e ISTs, bem como discutir sobre o papel do cirurgião-dentista neste contexto. A presente revisão de literatura foi realizada nas bases de dados PubMed/MEDLINE, LILACS e Scielo usando as palavras-chave “Sexually Transmitted Diseases”, “Oral Cavity”, “Adolescent”, "Sex Education”, “Behavior”, “Knowledge”, “Awareness” e “Dental Care”, sem restrição de data ou idioma. Diversos estudos indicam que programas educativos eficazes aumentam significativamente o conhecimento dos adolescentes sobre as ISTs e suas transmissões. As intervenções educativas efetuadas em estudos transversais também têm mostrado impacto positivo nas atitudes dos adolescentes. Programas educativos que promovem discussões amplas e profundas sobre proteção sexual aumentam a aceitação de métodos preventivos, mas sua adoção ainda é limitada por barreiras sociais, culturais e pela falta de acesso a materiais preventivos. O cirurgião-dentista desempenha um papel crucial na educação de seus pacientes, tanto adolescentes quanto seus responsáveis, sobre os riscos de transmissão de ISTs por meio do sexo. O profissional pode desmistificar tabus, propagar informações assertivas, incentivar o uso de métodos de proteção, bem como diagnosticar ISTs com manifestações orais. Além disso, o cirurgião-dentista pode contribuir para a criação e implementação de programas educativos que abordem o sexo oral e ISTs, ajudando a disseminar informações corretas e acessíveis para adolescentes. Nesse sentido, a atuação do cirurgião dentista vai além da saúde bucal, contribuindo para a educação sexual e a prevenção das ISTs em um contexto amplo de saúde pública. Os achados desta revisão reforçam a necessidade de programas contínuos e adaptados à realidade dos adolescentes.
