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Navegando por Autor "Avelar, Bruna Carvalho Moura"

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    ItemAcesso aberto (Open Access)
    A mercantilização do ensino superior: análise crítica do discurso das missões institucionais de universidades federais brasileiras
    (Universidade Federal de Alfenas, 2017-08-07) Avelar, Bruna Carvalho Moura; Cunha, Gustavo Ximenes; Cunha, Gustavo Ximenes; Tomazi, Micheline Mattedi; Onuma, Fernanda Mitsue Soares; Dias, Vanessa Tavares De Jesus
    Adota-se como premissa deste trabalho abordar o fenômeno da mercantilização do ensino superior público no Brasil, a partir da concepção de universidade pública que tem sido inserida na sociedade pelo prisma do mercado, como prestadora de serviço. Assim, apresentamos como objetivo principal realizar a Análise Crítica do Discurso presente nas missões das universidades federais do Sudeste, a fim de retratar como nelas se materializa a ideologia da mercantilização do ensino público. A fundamentação teórica desta pesquisa baseia-se nos estudos de Fairclough no que tange ACD e sua concepção tridimensional do discurso: análise das práticas sociais, análise da prática discursiva e análise da prática textual. Para análise da prática social, procuramos demonstrar como se tem tornado hegemônica a ideia de modernização racionalizadora pela privatização da atividade universitária, no mundo ocidental, através de organismos internacionais, como a OCDE, a UNESCO, o BM e o Processo de Bolonha, bem como as crises que essas investidas capitalistas têm provocado nas universidades públicas. Em seguida, tratamos dos desafios e dilemas da universidade pública no Brasil, realizando um breve histórico sobre a sua expansão, nos âmbitos político e jurídico, apresentando uma visão crítica de sua institucionalização. Ainda, discorremos sobre as políticas públicas destinadas ao ensino superior fazendo uma alusão ao FIES, ao PROUNI, ao REUNI e à Lei de Cotas, explicando como funcionam, demonstrando sua expansão e apresentando um ponto de vista crítico sobre a efetividade deles. Ademais, analisamos como a legislação referente a parcerias entre entidades de apoio e universidades públicas, em prol da privatização destas, vem, gradualmente, sendo influenciada por uma ideologia mercantilista, o que reflete na categorização do regime jurídico dessas universidades. Na análise da prática discursiva remetemo-nos ao conceito de missão institucional, fazendo uma concisa referência ao papel fundamental do gênero missões, articulando-o com as mudanças da prática social e como elas refletem-se na linguagem. Por fim, na análise da prática textual utilizamos algumas categorias de análise dos modos gerais de ideologia fornecidas por Thompson (1995). Diante desse panorama, concluímos confirmando a hipótese incialmente levantada de que a universidade pública no Brasil tem sido influenciada por uma ideologia gerencial/mercantilista, de forma que conseguimos materializar a influência do discurso neoliberal, que vê a educação como um vasto mercado em ascensão, sendo apontado como objetivo no discurso das próprias universidades. A universidade, como instituição social que é, exprime o modo de funcionamento da sociedade como um todo. Talvez seja essa a razão para haver no discurso da instituição universitária a presença de discursos conflitantes que evidenciam divisões e contradições, como as apontadas durante a análise textual.

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