Logo do repositório
  • Navegar por
    • Comunidades e Coleções
    • Autor
    • Título
    • Assunto
    • Orientador(a)
    • Cursos
    • Tipo de Documento
  • Instruções
    • Para autores (submissão)
    • Tutoriais
    • Orientações para normalização
  • Sobre
    • Apresentação
    • Documentos
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Barbosa, Bruna Lorena Zifirino Lima"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    ItemAcesso aberto (Open Access)
    Ações democráticas no desenvolvimento curricular sob a perspectiva de docentes
    (Universidade Federal de Alfenas, 2021-08-25) Barbosa, Bruna Lorena Zifirino Lima; Felício, Helena Maria Dos Santos; Barbosa, Vanderlei; Soares, Olavo Pereira
    A presente pesquisa tem como problemática central identificar e analisar qual o entendimento que os docentes, egressos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL - MG), têm a respeito da educação democrática e como ela se materializa no desenvolvimento curricular. Procuramos problematizar, neste espaço de pesquisa e diálogo, as percepções dos sujeitos que atuam em sala de aula em seus diferentes níveis de ensino, conciliando as questões teóricas a uma realidade já vivenciada pelos participantes, visando contribuir tanto no campo teórico, como no campo prático. A partir disso, nos subsidiamos dos princípios da teórica crítica que guiam nossos estudos teóricos e nos auxiliam a pensar as realidades com a qual nos deparamos diante de nossa análise mais geral e relacionamos nossa temática de estudo a uma concepção dialética de interação entre os elementos que nos propomos investigar. Atrelado a isso, pautados nos princípios da epistemologia qualitativa, de natureza básica, com objetivos exploratórios, e diante da análise das informações junto aos egressos, submetemos nossa construção da pesquisa a um processo metodológico construtivo-interpretativo. Diante disso, nosso estudo se organiza em três tópicos, sendo o primeiro intitulado Educação Democrática, onde apresentamos, de forma mais geral e introdutória, um delineamento teórico que guiou nosso entendimento diante de nossa proposta. O segundo tópico, denominado Estrutura metodológica da pesquisa, em que expressamos, de forma sistemática, nosso percurso metodológico, assim como os detalhamentos de nossa abordagem diante dos participantes. Por fim, o terceiro, Significando educação democrática na ação docente: Entre diálogos, onde apresentamos as percepções dos egressos alinhadas ao nosso entendimento teórico, construído em conjunto, a partir do diálogo entre pesquisadora e participantes da pesquisa. Consideramos que, por meio deste estudo, apresentamos formas de pensar a educação democrática dentro de contextos vivenciados, a fim de flexionar a possibilidade democrática ao contexto escolar.

Nossas redes

Logo do repositório

Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Sistema de Bibliotecas

E-mail: repositorio@unifal-mg.edu.br

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

Desenvolvido por

Logo acervos digitais