Logo do repositório
  • Navegar por
    • Comunidades e Coleções
    • Autor
    • Título
    • Assunto
    • Orientador(a)
    • Cursos
    • Tipo de Documento
  • Instruções
    • Para autores (submissão)
    • Tutoriais
    • Orientações para normalização
  • Sobre
    • Apresentação
    • Documentos
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Brito, Rosiane Aparecida Domingues"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    ItemAcesso aberto (Open Access)
    A história de Pedro: o cruel e Inês de Castro contada em cordel: proposta didática
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-03-22) Brito, Rosiane Aparecida Domingues; Oliveira, Katia Aparecida Da Silva; Pereira, Cilene Margarete; Rui, Adailson José
    Considerando a importância da historiografia inesiana para o povo português e para a literatura, objetivou-se, neste trabalho, reconhecer como a história de Inês de Castro é recontada pelo cordel e como os elementos históricos são abordados na obra de Francisco Maciel da Silveira, O caso de Pedro e Inês – Ines(quecível) até o fim do mundo (2015). Além disso, e como objetivo principal, propõe-se um roteiro didático que oriente professores de História do Ensino Médio através de atividades que poderão desenvolver com os estudantes em sala de aula e que seja um veículo para abordagem dos conteúdos de História e Literatura. Inicialmente, faz-se um estudo a respeito do cordel, seu surgimento, características e trajetória até os dias atuais e, posteriormente, compara-se a historiografia de Inês de Castro e Pedro – o Cruel, nas crônicas de Fernão Lopes e de Rui de Pina, verificando como são representados nas crônicas portuguesas nas quais são citados e, enfim, discute-se como sua história é recuperada pelo cordel de Maciel. O roteiro é relevante por propiciar aos professores a possibilidade de trabalhar de forma interdisciplinar, buscando aprofundar os conhecimentos de cada um dos conteúdos envolvidos e, assim, tornar a aprendizagem eficaz e dinâmica para os estudantes, pois são levados a perceber que o conhecimento não é construído de forma isolada, que passado e presente se completam, compondo a sociedade de hoje.
    Considerando la importancia de la historiografía inesiana para el pueblo portugués y para la literatura, el objetivo de este trabajo fue reconocer cómo la historia de Inés de Castro es recontada por el cordel y cómo se abordan elementos históricos en la obra de Francisco Maciel da Silveira, O caso de Pedro e Inês – Ines(quecível) até o fim do mundo (2015). Además, y como objetivo principal, se propone una guía didáctica que oriente a los docentes de Historia de secundaria con actividades que para desarrollar con los estudiantes en el aula y pueden ayudarlos a abordar contenidos de Historia y Literatura. Inicialmente, fue realizado un estudio sobre el cordel, su surgimiento, características y trayectoria hasta la actualidad y, posteriormente, se comproba la historiografía de Inês de Castro y Pedro – el Cruel, tal como está representada en las crónicas portuguesas y, posteriormente, se observa cómo su historia es recuperada por el cordel de Maciel. La guía didáctica es relevante por ofrecer a los docentes la posibilidad de trabajar de manera interdisciplinaria, buscando profundizar su conocimiento de cada uno de los contenidos involucrados y, así, convertir el aprendizaje em algo efectivo y dinámico para los estudiantes, ya que les permite percibir que el conocimiento no es construido de forma aislada, el pasado y el presente se complementan, formando la sociedad actual.

Nossas redes

Logo do repositório

Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Sistema de Bibliotecas

E-mail: repositorio@unifal-mg.edu.br

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

Desenvolvido por

Logo acervos digitais