Navegando por Autor "Campos, Bruno De Oliveira"
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Item Acesso aberto (Open Access) Estudo teórico das propriedades eletrônicas e ópticas em nanofitas de SnO2(Universidade Federal de Alfenas, 2014-04-14) Campos, Bruno De Oliveira; Camps Rodriguez, Ihosvany; Vera, José Alberto Casto Nogales; Neves, Person PereiraNeste trabalho buscamos calcular as caracter´ısticas ´opticas e eletrˆonicas de nanofitas de di´oxido de estanho (SnO2) pura e com vacˆancia de oxigˆenio, e as modificac¸ ˜oes nas estruturas e propriedades, que ocorreram nas mesmas; utilizando como ferramenta os c´alculos de primeiros princ´ıpios, baseados no m´etodo da Teoria do Funcional da Densidade (DFT). Utilizamos o c´odigo SIESTA nas nossas simulac¸ ˜oes, utilizando algumas aproximac¸ ˜oes necess´arias, que ser˜ao descritas posteriormente. Atrav´es do SIESTA calculamos as func¸ ˜oes diel´etricas, partes real e imagin´aria, e por meio destas calculamos algumas propriedades ´opticas como coeficiente de absorc¸ ˜ao, refletˆancia, condutividade ´optica e outras. O estudo das propriedades eletrˆonicas das estruturas foi atrav´es das estruturas eletrˆonica de bandas, da densidade de estado total (DOS), da densidade de estado parcial (PDOS), do c´alculo do momento magn´etico resultante, e do estudo do mapa de contorno da diferenc¸a de densidade eletrˆonica. Os resultados obtidos se comparados a estudos experimental, mostram-se satisfat´orios, onde alguns resultados concordaram muito bem com outros trabalhos encontrados na literatura.Item Acesso aberto (Open Access) Utilização de simulações computacionais no ensino de física, na área da termologia(Universidade Federal de Alfenas, 2017-03-15) Campos, Bruno De Oliveira; Camps Rodriguez, Ihosvany; Bressan, Paulo Alexandre; Charret, Iraziet Da CunhaNeste trabalho apresentamos a criação de um servidor web, e com ele utilizamos um site off-line para disponibilizar simulações computacionais para o ensino de Física, na área da Termologia. A área escolhida é devido ao conteúdo lecionado na turma do 2º Ano do ensino médio da Escola Estadual Dr. Emílio Silveira, na cidade de Alfenas-MG. Visto que utilizaríamos as simulações computacionais em um laboratório de informática como aulas práticas, foram elaborados alguns roteiros de aulas práticas para as simulações computacionais aplicadas. Os roteiros das aulas práticas foram elaborados tomando por base a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. As simulações computacionais utilizadas neste trabalho foram desenvolvidas pelo projeto Tecnologia no Ensino de Física (PhET), da Universidade do Colorado, elas estão disponíveis gratuitamente e on-line.