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Navegando por Autor "Cassimiro, Viviani Malu"

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    ItemAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação microestrutural e da resistência ao desgaste abrasivo de revestimentos produzidos pelas técnicas HP-HVOF e Flame Spray em substrato de aço-carbono (AISI 1020)
    (Universidade Federal de Alfenas, 2023-05-30) Cassimiro, Viviani Malu; Ramos, Alfeu Saraiva; Strecker, Kurt; Borges, Simone Pereira Taguchi
    O presente estudo visou a caracterização microestrutural e a avaliação da resistência ao desgaste abrasivo dos seguintes revestimentos industriais (sem e com adição de NbC) depositados em substrato de aço-carbono AISI 1020 pelas técnicas de HP-HVOF e Flame Spray: Metco 16C®+25%-massa de NbC (sem e com fusão), Metco 16C®+25%- massa de SiC (sem e com fusão), Metco 16C®+30%-massa de Basalto (sem e com fusão), WC, WC+30%-massa de NbC, Cr3C2, Cr3C2+30%- massa de NbC, Orgrabor®, Stellite, Inconel 625 e Nb2O5.A caracterização microestrutural dos revestimentos foi realizada com o auxílio das técnicas de difratometria de raios X (DRX), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e espectrometria por dispersão de energia (EDS). Os ensaios de dureza Vickers e de desgaste abrasivo foram realizados nas superfícies polidas dos revestimentos. As fases presentes nas microestruturas dos diferentes revestimentos foram determinadas com relativo êxito por análises de EDS, tendo em vista sua limitação para quantificar os elementos leves presentes em algumas destas fases. A resistência ao desgaste dos revestimentos estudados foi aumentada, na seguinte ordem: óxido de nióbio (menor resistência), Inconel 625, Metco 16C®+30% Basalto (sem fundir), Metco 16C®+ 25%SiC (sem fundir), Metco 16C®+25%NbC (fundido),Metco 16C®+25%NbC (sem fundir), Stellite, carbeto de cromo, Metco 16C®+30%Basalto (fundido),Metco 16C®+25%SiC (fundido), carbeto de tungstênio+30%NbC, carbeto de cromo+30%NbC e carbeto de tungstênio (maior resistência ao desgaste). Os resultados têm indicado que, dependendo da composição do revestimento, a adição de NbC pode contribuir para manter os níveis apreciáveis de resistência ao desgaste abrasivo para menores custos de produção.

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