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Navegando por Autor "Chaves, Ivanilda Cabral Da Costa"

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    ItemAcesso aberto (Open Access)
    A (re)significação do ensino a partir da formação continuada de professores nos anos finais do ensino fundamental
    (Universidade Federal de Alfenas, 2022-07-15) Chaves, Ivanilda Cabral Da Costa; Felício, Helena Maria Dos Santos; Coimbra, Camila Lima; Oliveira, Maria Eliza Nogueira
    Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender e analisar os mecanismos de (re)significação da prática pedagógica dos professores do ensino fundamental II, da rede municipal de ensino de Alfenas (MG), que participam de processos de formação continuada dos professores. O texto fundamentou-se em referenciais teóricos, de acordo com os postulados de Pimenta (2012); Benachio (2011) e Lima (2010); Tardif (2014); Formosinho e Araújo (2011); Libâneo (2004); Day (2001); Nóvoa (1999,2003, 2017); Garcia (1999); Imbernón (2009, 2010 e 2011); Nazar (2016); Araújo (2009); Freire (1996) e Demo (2009). A metodologia é de caráter construtivo-interpretativo, de cunho qualitativo-descritivo. A coleta das informações foi dividida em duas etapas. A primeira consistiu na aplicação de um questionário estruturado, com 22 professores. Desse grupo, foram validadas três entrevistas semiestruturadas para as inferências e as discussões. Ao abordar a formação continuada de professores, em sequência à formação inicial, acredita-se que seja uma necessidade que se apresenta pela própria atividade profissional, que vai além da participação em cursos, em capacitações, em treinamentos, em palestras e em seminários esporádicos. Foi possível identificar que, tanto no questionário quanto nas entrevistas, os programas e as atividades desenvolvidos de modo contínuo pelas escolas e pela SEME são módulos, além das atividades proporcionadas pelas instituições parceiras. Por meio das entrevistas, percebemos que é possível (re)significar as práticas pedagógicas no ensino fundamental II, mas também há a necessidade de buscar outras formações além das que são ofertadas pelas escolas, pela SEME ou por outros órgãos/instituições. Findado este objeto de estudo, esperamos que a realização desta pesquisa possa contribuir com o cotidiano dos espaços formais da educação brasileira, para que se tenha um novo olhar sobre a formação continuada de professores e que esta seja capaz de promover a melhoria do trabalho docente, de sua prática pedagógica, (re)significando-a e criando condições favoráveis para que a transformação aconteça.

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