Navegando por Autor "Costa, Alice Silva"
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Item Acesso aberto (Open Access) Eficácia da intervenção educativa sobre o exame citopatológico para enfermeiros em ambiente virtual de aprendizagem(Universidade Federal de Alfenas, 2020-02-20) Costa, Alice Silva; Goyatá, Sueli Leiko Takamatsu; Silva, Luiz Eduardo Da; Ribeiro, Patrícia MônicaO câncer cervicouterino (CCU) é uma neoplasia maligna de evolução lenta que tem como principal causa a infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV). O CCU pode ser prevenido e curável quando diagnosticado precocemente. Para oferecer um serviço de qualidade para a prevenção do CCU e para o seu rastreamento é necessário capacitar o profissional enfermeiro, com o objetivo de atualizar seus conhecimentos baseados nas melhores evidências disponíveis para a coleta segura do exame citopatológico e de seu seguimento. Este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia da intervenção educativa sobre a coleta do exame citopatológico para enfermeiros da atenção básica e pós-graduandos enfermeiros em ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Foi realizado um estudo quantitativo, quase-experimental, do tipo pré e pós-teste, com 33 profissionais enfermeiros que atuam na Atenção Básica de Saúde do município de Alfenas-MG e pós-graduandos enfermeiros (mestrandos e residentes) da UNIFAL-MG. Uma matriz de competências foi elaborada para se estabelecer os objetivos educacionais. Foram produzidos os recursos midiáticos: vídeo de cenário simulado, material de apoio didático e videoaula, disponibilizados no módulo do curso “Exame citopatológico: rastreamento do câncer do colo do útero”. O processo de validação do cenário simulado foi realizado por meio da visita dos juízes, com o auxílio de um instrumento elaborado pela autora com a estrutura física e os itens utilizados em uma sala de coleta do exame citopatológico. Houve boa consistência interna desse instrumento conforme o Alfa de Cronbach (0,85). A coleta de dados foi realizada de maio a julho de 2019. Foram aplicados três questionários: caracterização dos participantes, avaliação do ambiente virtual de aprendizagem e teste de conhecimento cognitivo como pré e pós-teste. O estudo foi submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alfenas, sendo aprovado sob parecer n. 3.014.393. Houve excelente concordância do teste de conhecimento cognitivo entre os juízes, resultando valor de Kappa Fleiss de 0,88. Houve predomínio do sexo feminino (84,8%), com média de idade de 31 anos, mínima de 22 e máxima de 42 anos. Foi encontrada associação fortemente significativa entre as notas do pré e pós-teste (p=0,0001). A média geral encontrada no pré-teste foi de 10,8 e no pós-teste de 13,82, considerando um total de 17 pontos. Todos os recursos midiáticos foram considerados adequados e muito adequados. Os resultados evidenciam a eficácia da intervenção e a importância da oferta de cursos em ambiente virtual de aprendizagem para os profissionais enfermeiros, como estratégia de atualização de competência desses profissionais. Mais que isso, a intervenção educativa apresenta importante impacto social uma vez que possibilitou a transferência de tecnologia e de conhecimento e contribuiu para a implementação de políticas públicas da saúde integral da mulher.Item Acesso aberto (Open Access) Percepção de profissionais enfermeiros sobre a capacitação do processo de enfermagem e da CIPE® em ambiente virtual de aprendizagem(Universidade Federal de Alfenas, 2024-05-27) Costa, Alice Silva; Goyatá, Sueli Leiko Takamatsu; Costa, Isabelle Cristine Pinto; Dantas, Ana Márcia Nóbrega; Costa, Andreia Cristina Barbosa; Braga, Cristiane GiffoniCom o avanço da tecnologia e a expansão da educação a distância no país, a incorporação de tecnologias de informação e comunicação como estratégia didática tem proporcionado uma aprendizagem mais motivadora, estimulante e autônoma. Nesse contexto, o Processo de Enfermagem e a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem – CIPE® podem ser utilizados em Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA como ferramentas eficazes. O objetivo deste estudo foi conhecer a percepção dos profissionais enfermeiros sobre a capacitação do Processo de Enfermagem e de suas etapas, assim como na CIPE®, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada durante o período de outubro a dezembro de 2023, com a participação de 18 enfermeiros da Atenção Primária de Saúde. Foi desenvolvido um curso por meio da Plataforma Moodle, com tutoria a distância. Para o planejamento, o design, o desenvolvimento, a implementação e a avaliação do curso, incluindo a produção dos recursos tecnológicos e midiáticos do AVA, foi utilizado o modelo ADDIE. Para a avaliação dos participantes, foi utilizado e aplicado o recurso Google Forms, cujo link foi disponibilizado no Chat do Google Meet. Para a análise de dados qualitativos, foi utilizada a proposta por Bardin. Foram respeitados todos os aspectos éticos, de acordo com a Resolução n. 466/2012. A maioria dos participantes (88,9%) era do sexo feminino, com idades entre 29 e 53 anos e média de 40 anos. Do total, 94,4% eram servidores públicos municipais e não haviam participado de nenhum curso de atualização, utilizando a Plataforma Moodle. A análise das respostas revelou cinco categorias analíticas: 1) Aplicabilidade do Processo de Enfermagem na prática clínica; 2) Aprendizagem sobre a utilização das etapas do PE e da CIPE® para a prática profissional; 3) Facilidades encontradas ao utilizar a CIPE® nos casos clínicos; 4) Dificuldades encontradas ao utilizar a CIPE® nos casos clínicos; 4) A Participação de em um curso de atualização em Ambiente Virtual de Aprendizagem sobre a CIPE®. Os enfermeiros compreenderam a importância do processo de enfermagem na prática clínica, porém muitos não estavam familiarizados com a CIPE® como uma ferramenta útil nesse processo. Eles reconhecem que a CIPE® é fácil de usar e possui uma ampla gama de termos, o que facilita a continuidade do cuidado e a padronização da linguagem de enfermagem. A Plataforma Moodle foi bem avaliada como recurso educacional, demostrando ser eficaz na capacitação e atualização dos profissionais de enfermagem.