Logo do repositório
  • Navegar por
    • Comunidades e Coleções
    • Autor
    • Título
    • Assunto
    • Orientador(a)
    • Cursos
    • Tipo de Documento
  • Instruções
    • Para autores (submissão)
    • Tutoriais
    • Orientações para normalização
  • Sobre
    • Apresentação
    • Documentos
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Costa, Giovanni Armando Da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    ItemAcesso aberto (Open Access)
    O uso de um termofluxímetro de baixo custo para o ensino de termodinâmica
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-08-09) Costa, Giovanni Armando Da; Pedroso, Luciano Soares; Macêdo, Josué Antunes De; Wisniewski, Celio
    Esta dissertação apresenta a elaboração e aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) utilizando um aparato experimental de baixo custo denominado Termofluxímetro de Baixo Custo (TFBC). O objetivo principal consiste em desenvolver, implementar e avaliar a utilização de um aparato experimental chamado Termofluxímetro de Baixo Custo como ferramenta de ensino para conceituar elementos de Termodinâmica, promovendo a aprendizagem significativa e avaliando o desempenho dos estudantes por meio da criação de mapas conceituais. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a importância das práticas experimentais no ensino de Física; entretanto, desafios como o alto custo e a complexidade dos equipamentos dificultam sua implementação. Para superar essas dificuldades, propomos a construção e utilização do TFBC em aulas do 2º ano do Ensino Médio. O aparato será utilizado para abordar temas cotidianos relacionados ao conceito de calor, seus princípios de propagação e materiais de isolamento térmico. A metodologia adotada, para que os objetivos fossem alcançados, alicerça-se na aprendizagem significativa, levantando-se subsunçores preexistentes na estrutura cognitiva dos estudantes e utilizando-se da análise de conteúdo para tratar os dados coletados durante e após as intervenções pedagógicas. Foram elaboradas sequências de atividades para promover o processo de ensino e aprendizagem, permitindo aos estudantes elaborar e manipular o experimento e responder às questões norteadoras propostas pelo professor-pesquisador. Os resultados encontrados ao longo das intervenções mostraram que o uso do TFBC facilitou a compreensão dos conceitos de fluxo térmico e condução através de materiais variados, evidenciando a efetividade das práticas experimentais de baixo custo neste nível de ensino. Estudos futuros podem explorar a aplicação do TFBC em outras áreas da Física e expandir a abordagem para diferentes níveis de ensino.

Nossas redes

Logo do repositório

Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Sistema de Bibliotecas

E-mail: repositorio@unifal-mg.edu.br

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

Desenvolvido por

Logo acervos digitais