Logo do repositório
  • Navegar por
    • Comunidades e Coleções
    • Autor
    • Título
    • Assunto
    • Orientador(a)
    • Cursos
    • Tipo de Documento
  • Instruções
    • Para autores (submissão)
    • Tutoriais
    • Orientações para normalização
  • Sobre
    • Apresentação
    • Documentos
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Ferreira, Everton Correa"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    ItemAcesso aberto (Open Access)
    Atividades de experimentação como resolução de problemas no ensino de eletromagnetismo
    (Universidade Federal de Alfenas, 2017-07-11) Ferreira, Everton Correa; Sorpreso, Thirza Pavan; Carvalho, Hugo Bonette De; Silva, Leandro Lodero Da
    É explícito e inegável que em minha experiência profissional pude observar que nossas escolas trabalham às cegas, no que se refere às práticas de ensino e aprendizagem, demandando assim uma enorme necessidade de mudança. É irrefutável que a prática de ensino e aprendizagem adotada pelas escolas estaduais segue uma abordagem tradicional, quando o professor aborda conceitos abstratos de forma expositiva utilizando apenas lousa e giz, muitas vezes sem conectar tais conceitos com o cotidiano. Em face do desinteresse e da dificuldade dos alunos no que tange o ensino de física, em especial no eletromagnetismo, apresento neste trabalho uma unidade de ensino que acredito ser enriquecedora para regência de aula do professor, pois abordamos o eletromagnetismo de forma diferenciada do método tradicional. Para isso foram abordados conceitos de eletricidade, magnetismo e eletromagnetismo conectando-os com situações experimentais para facilitar sua significação pelos alunos. Buscou-se por meio da unidade que os alunos pudessem compreender o funcionamento de um artefato tecnológico de uso social, a Usina Hidrelétrica. Concomitantemente com a experimentação foram utilizadas outras formas de representação como: formalismo matemático, animações, simulações e exposição. Este trabalho foi desenvolvido com 19 alunos do primeiro ano de ensino médio na Escola Estadual Doutor Emílio da Silveira, localizada na cidade de Alfenas, Minas Gerais. Os 19 alunos de turmas diferentes se inscreveram voluntariamente para pesquisa. Durante o desenvolvimento da unidade de ensino as aulas foram registradas em áudio e vídeo e em atividades escritas pelos estudantes. Esses registros foram posteriormente analisados no que se refere as compreensões dos estudantes e possíveis deslocamentos dos mesmos sobre conceitos importantes para o funcionamento de uma Usina Hidrelétrica. Os resultados indicaram que a aplicação desta unidade transcorreu como o planejado, os alunos tiveram contato com experimentos, o que permitiu que fossem construindo conhecimentos a partir de elementos concretos em associação com elementos abstratos. Houve uma melhora significativa entre concepções iniciais e posteriores sobre conceitos de eletromagnetismo. Os estudantes apresentaram respostas diversificadas, no decorrer da unidade, não se restringindo à reprodução do que era dito pelo autor. Observamos ainda que no final da unidade grande parte dos alunos preocuparam com a utilização correta de termos científicos e com o domínio desses termos.

Nossas redes

Logo do repositório

Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Sistema de Bibliotecas

E-mail: repositorio@unifal-mg.edu.br

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

Desenvolvido por

Logo acervos digitais