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Navegando por Autor "Fonseca, Aline Ferreira"

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    ItemAcesso aberto (Open Access)
    Impactos do material “consolidando a alfabetização – 60 lições” na apropriação da leitura e escrita nas escolas municipais de Paraguaçu-mg: conflitos e alinhamentos em relação à concepção de letramento como fenômeno social
    (Universidade Federal de Alfenas, 2017-02-22) Fonseca, Aline Ferreira; Torres, Maria Emília Almeida Da Cruz; Carneiro, Maria Angélica Lauretti; Oliveira, Fabiana De
    A presente dissertação de mestrado visa descrever os impactos do material “Consolidando a alfabetização-60 lições” na apropriação da leitura e escrita nas escolas municipais de uma cidade de interior no sul de Minas Gerais. O material em questão foi utilizado por grande parte das escolas públicas mineiras numa intervenção pedagógica de crianças que não conseguiram ser alfabetizadas até os oito anos de idade. Partiu-se do referencial teórico dos Novos Estudos do Letramento (BARTON e HAMILTON, 1998; COOK-GUMPERZ, 1986; GEE, 1990, 1996, 2005; HEATH, 1983; LANKSHEAR, 1999; STREET, 1984, 1993, 1995, 2001, 2003; 2005; TERZI, 2000, 2006, 2007; TÔRRES, 2003, 2009), que enfatizam a aquisição da leitura escrita não apenas como mera habilidade técnica e neutra, mas essencialmente como uma prática social. Nesse sentido, um percurso metodológico baseado na pesquisa qualitativa do tipo etnográfico foi traçado. Uma análise documental foi realizada e procurou-se também ouvir os professores envolvidos na aplicação e os alunos participantes da pesquisa, a fim de se descreverem suas percepções em relação ao material estudado. Como recursos foram utilizados entrevistas semi-estruturadas e grupos focais para a coleta de dados tanto com os professores aplicadores como com os alunos participantes do projeto. Ao final do estudo, percebemos que o impacto gerado pelo material na apropriação da leitura e da escrita nas escolas municipais de Paraguaçu-MG, demonstram a lacuna entre a teoria contida no CBC- MG, subsídio teórico que norteia a Educação em Minas Gerais (proposta de letramento ideológicos) e a prática que se reflete no material utilizado na intervenção pedagógica (letramento autônomo), oscilações de Discursos (GEE, 2005) entre os professores e, consequentemente, uma apropriação da leitura e escrita que privilegia o letramento escolar em detrimento dos tantos outros letramentos existentes na sociedade, que se refletiu positivamente no resultado das avaliações externas, porém que pouco contribuiu para o uso que as crianças fazem da leitura e da escrita em sua vida cotidiana.

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