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Navegando por Autor "Franco, Renata Maria Da Silva"

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    ItemAcesso aberto (Open Access)
    Formação continuada de professores para práticas inclusivas: contribuições da psicologia histórico-cultural
    (Universidade Federal de Alfenas, 2018-11-29) Franco, Renata Maria Da Silva; Gomes, Claudia; Dugnani, Lilian Aparecida Cruz; Orrú, Silvia Ester
    Discutir os postulados da Educação Inclusiva é favorecer uma análise complexa da escola como espaço promissor de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos em suas diferenças, nas diversas capacidades e singularidades, em diversos contextos. Frente ao exposto a pesquisa lança como objetivo geral - Compreender de que modo os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural na formação docente favorecem a construção de práticas inclusivas. O estudo, com base na epistemologia qualitativa, ocorreu em uma escola estadual, localizada na área urbana do Município de Alfenas-MG, com a participação de 22 professores dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I e do 6º ano do Ensino Fundamental II e 1 vice-diretora. Os instrumentos utilizados foram o questionário de caracterização e as materialidades mediadoras, como músicas, charges, textos e fotos. A coleta de dados ocorreu no 2º semestre de 2017, entre os meses de agosto e dezembro, quinzenalmente, durante 1 (uma) hora e 30 (trinta) minutos, no momento da reunião pedagógica. O Plano de análise das informações realizou-se por meio do levantamento de pré-indicadores, dos indicadores e dos núcleos de significação, a saber: Desvelando o fracasso da escola x Empoderamento da escola; Representação da realidade x Possibilidades de enfrentamento; Educação Inclusiva x Educação “sem adjetivação”, que contemplam os elementos de significação expressos pelos participantes em relação aos diferentes aspectos abordados na pesquisa quanto à educação inclusiva. Como considerações finais, pode-se evidenciar que na análise dos sujeitos cabe à escola promover espaços de formação continuada, a partir dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural para que o professor seja sujeito de suas ações e tenha condições reais de desenvolver o seu trabalho, o que demanda a apropriação de referenciais teóricos e metodológicos com base na compreensão histórica, social e, acima de tudo, relacional do processo de escolarização, no sentido de atender todos os alunos, indistintamente. A Psicologia Histórico-Cultural mostra-se efetiva na formação continuada para uma atuação essencialmente inclusiva, com foco nas realidades sociais, históricas, pedagógicas e relacionais estabelecidas com os alunos e suas diferenças e singularidades, não mais como forma de identificação e afastamento desses alunos, mas com ações profissionais comprometidas com o processo de desenvolvimento deles, a partir de um repertório pedagógico democrático.

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