Logo do repositório
  • Navegar por
    • Comunidades e Coleções
    • Autor
    • Título
    • Assunto
    • Orientador(a)
    • Cursos
    • Tipo de Documento
  • Instruções
    • Para autores (submissão)
    • Tutoriais
    • Orientações para normalização
  • Sobre
    • Apresentação
    • Documentos
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Gomes, Darlene Moreira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    ItemAcesso aberto (Open Access)
    Treinamento por Simulação de Estudantes de Enfermagem e Medicina no Tratamento de Queimaduras: Revisão Integrativa.
    (Universidade Federal de Alfenas, 2021-10-22) Gomes, Darlene Moreira; Goyatá, Sueli Leiko Takamatsu; Terra, Fábio De Souza; Podestá, Márcia Helena Miranda Cardoso
    Introdução: As queimaduras são caracterizadas como um dos traumas mais graves que acomete a população, evidenciando um problema de saúde pública global. São lesões dos tecidos orgânicos causadas por trauma de origem térmica e exposição a chamas, frio extremo, substâncias químicas, radiações, atritos, fricção, líquidos e superfícies quentes. O treinamento por simulação pode ser uma valiosa ferramenta para uma melhor prática clínica uma vez que proporciona ao estudante a experiência de um evento próximo da realidade, aplicação de seus conhecimentos em plenitude e com a possibilidade de revisão dos erros, em um ambiente seguro e controlado, o que gera maior segurança ao aluno e minimiza erros quando esse aluno atender um paciente real no campo de estágio ou na vida profissional. Objetivo: Analisar as evidências disponíveis na literatura sobre o uso da simulação como método de ensino sobre o tratamento de queimaduras junto a estudantes de enfermagem e medicina. Método: Trata-se de uma Revisão Integrativa da literatura. Questão de pesquisa: Quais são as evidências científicas disponíveis na literartura sobre o uso do treinamento por simulação como estratégia de ensino de estudantes de graduação em Enfermagem e Medicina sobre o tratamento de pessoas com lesões por queimaduras? Os critérios de inclusão para a pré-seleção dos estudos foram: os artigos nos idiomas inglês, português e espanhol, sem recorte temporal. Os critérios de exclusão foram os artigos duplicados, revisões, cartas ao editor, editorial, comentários breves e aqueles que, após a leitura na íntegra, não responderam ao objetivo dessa revisão. Foi utilizado instrumento para avaliação crítica da qualidade metodológica. Resultados: A busca foi realizada nas bases/bancos de dados eletrênicos PubMed, LILACS, Web of Science e Embase, sem determinação de limite temporal. Inicialmente foram identificados 281 estudos potencialmente elegíveis, sendo 36 duplicados no gerenciador eletrônico de referências EndNote Web e, posteriormente, 9 no software Rayyan QCR. Foram incluídos nessa revisão três artigos científicos. Os estudantes reportaram satisfação com as ferramentas utilizadas na simulação; o treino por simulação por meio de imagens de casos clínicos de queimados em cenário simulado, possibilitou a identificação de temáticas como paciente-centrado, realismo e aprendizado e o uso de cenário baseado em simulação fornece um modelo estruturado e flexível na abordagem dos estudantes ao caso clínico de pessoa com lesões por queimaduras. Conclusão: As estratégias de ensino ativo, como a prática de simulação clínica é importante no cuidado aos traumas por lesões por queimadura uma vez que possibilita aos alunos compreender seu papel nos cuidados às pessoas acometidas por essas de lesões. A simulação realista prepara os futuros profissionais de enfermagem e medicina para a prática clínica e para o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e atitudes em ambiente controlado e seguro.

Nossas redes

Logo do repositório

Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Sistema de Bibliotecas

E-mail: repositorio@unifal-mg.edu.br

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

Desenvolvido por

Logo acervos digitais