Logo do repositório
  • Navegar por
    • Comunidades e Coleções
    • Autor
    • Título
    • Assunto
    • Orientador(a)
    • Cursos
    • Tipo de Documento
  • Instruções
    • Para autores (submissão)
    • Tutoriais
    • Orientações para normalização
  • Sobre
    • Apresentação
    • Documentos
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Leal, Thiago de Jesus"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    ItemAcesso aberto (Open Access)
    A educação ambiental nos currículos prescritos: possibilidades e limites dos projetos integradores em escolas públicas de ensino médio do sul de Minas Gerais
    (2026-09-18) Leal, Thiago de Jesus; Vitiello, Márcio Abondanza; Colagrande, Elaine Angelina; Nascimento, Flávio Borges do
    Este estudo analisa os limites e as possibilidades para o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA) em quatro escolas públicas de municípios no Sul de Minas Gerais, tomando como referência o uso de livros didáticos de Projetos Integradores (PI) distribuídos pelo Programa Nacional de Livro Didáticos (PNLD) de 2021 alinhados à reforma do Ensino Médio e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo principal desta pesquisa foi examinar as abordagens da educação ambiental contidas nestes materiais e o modo como são utilizados pelo corpo docente. As escolas investigadas situam-se nos municípios de Espírito Santo do Dourado, Silvianópolis, São João da Mata e São Sebastião da Bela Vista. A metodologia adotada baseou-se na revisão bibliográfica dos temas abordados, complementada por meio de uma pesquisa empírica qualitativa, que consistiu na aplicação de questionário estruturado junto a 74 docentes. A questão ambiental aparece na BNCC por meio dos Temas Contemporâneos Transversais (TCT) de maneira integrada em várias propostas, cabe, portanto, aos sistemas e redes de ensino, bem como às escolas, dentro de suas esferas de autonomia e competência, incorporar a abordagem destes temas aos currículos e propostas pedagógicas, preferencialmente de maneira transversal e integradora, uma vez que impactam a vida humana em níveis local, regional e global. O PNLD, através dos Projetos Integradores, distribuiu materiais pedagógicos para serem utilizados na educação básica com o propósito de servirem ferramenta de pesquisa e de promover aprofundamento de conhecimentos relacionados a educação ambiental. Desta forma, este estudo busca compreender, por meio dos professores do Ensino Médio, como esses materiais disponibilizados estão sendo utilizados e de que modo os temas ligados à educação ambiental são abordados nas escolas públicas participantes da pesquisa.

Nossas redes

Logo do repositório

Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Sistema de Bibliotecas

E-mail: repositorio@unifal-mg.edu.br

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

Desenvolvido por

Logo acervos digitais