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Navegando por Autor "Leite, Giovana Carine"

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    ItemAcesso aberto (Open Access)
    Formação inicial de professores: a construção do curso de Licenciatura em Ciências Sociais de uma Universidade do interior de Minas Gerais
    (Universidade Federal de Alfenas, 2018-09-24) Leite, Giovana Carine; Groppo, Luís Antonio; Evangelista, Francisco; Felício, Helena Maria Dos Santos
    A presente pesquisa de mestrado pretendeu investigar a formação inicial de professores do curso de Licenciatura em Ciências Sociais de uma Universidade do interior de Minas Gerais. O objetivo central foi compreender, à luz da sociologia do currículo, que concepções o currículo formal do curso de Licenciatura em Ciências Sociais representa. Para tanto, buscou-se conhecer a constituição do curso de licenciatura em Ciências Sociais, analisar as influências das políticas públicas de formações de professores, entender as concepções de formação presentes no Projeto Pedagógico Curricular e nas percepções sobre currículo dos docentes, identificar os conhecimentos considerados válidos no currículo formal, bem como quais são as fontes legitimadas/validadas desses conhecimentos. Com abordagem prioritariamente qualitativa e fundamentação teórica a partir da Teoria Crítica, utilizou-se da análise documental e de entrevistas semiestruturadas. Após as análises, conclui-se que o curso de Licenciatura em Ciências Sociais surgiu por estímulo do REUNI, junto com o bacharelado na mesma área, sem os devidos investimentos que garantissem a autonomia das duas modalidades. A concepção de formação de professores que se manifesta nos documentos vai de encontro com a racionalidade técnica e a maior parte dos professores percebe essa tendência. O conjunto de ideias que organiza o currículo parte da visão do professo-pesquisador, no entanto, essa visão tem os alicerces nos pressupostos do bacharelado e a pesquisa é entendida como o domínio dos conteúdos teóricos das Ciências Sociais. Os conhecimentos relacionados à educação são compreendidos como complemento teórico da primeira formação e possui toda responsabilidade da formação prática.

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