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Navegando por Autor "Neves, Rafael Martins"

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    ItemAcesso aberto (Open Access)
    A ditadura militar brasileira representada nos livros didáticos de história (1985-2014)
    (Universidade Federal de Alfenas, 2019-09-17) Neves, Rafael Martins; Filgueiras, Juliana Miranda; Munakata, Kazumi; Hernandes, Paulo Romulado
    O presente trabalho tem como objetivo analisar as representações da ditadura militar brasileira nos livros didáticos de História, destinados ao Ensino Fundamental II, que circularam nas edições do Programa Nacional do Livro Didático entre 1985 e 2014. A partir dos referenciais teóricos de Alain Choppin, Roger Chartier, Ivor Goodson e André Chervel, buscamos compreender como os manuais construíram diferentes representações sobre o período, levando em consideração aspectos de seu processo de produção e distribuição. Nesse sentido, foram selecionados livros de diferentes fases do programa, de modo a constituir uma visão histórica das representações acerca do período. Nos primeiros anos, até a implementação da avaliação pedagógica pelo MEC, foram veiculadas obras com visões conflitantes acerca do regime militar. Algumas delas, que haviam sido editadas durante o final do regime, apontavam o golpe como reação a um contexto de potencial subversão da ordem, legitimavam a repressão e adotavam um tom laudatório quanto à política econômica dos militares, enfatizando seu impacto no crescimento. Outras, feitas por diferentes autores em um contexto de renovação da disciplina de História, representavam de forma bastante crítica a ditadura, sobretudo em questões políticas e econômicas. Compreendiam o golpe como uma articulação de setores das classes dominantes e dos Estados Unidos visando assegurar seus privilégios, denunciavam a brutalidade repressiva e questionavam o modelo econômico, marcado pela retirada de direitos dos trabalhadores e pela concentração de renda. Após a implementação do processo de avaliação pedagógica, os livros que de alguma forma legitimavam o autoritarismo saem do mercado. Além disso, ganham espaço nos manuais temáticas ligadas à cultura e ao cotidiano do período.

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