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Navegando por Autor "Otuki, Gabriela Fleith"

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    ItemAcesso aberto (Open Access)
    Química forense aplicada em acidentes de trânsito
    (Universidade Federal de Alfenas, 2019-02-14) Otuki, Gabriela Fleith; Furtado, Tatiana Cristina Mac Leod; Nascimento, Deleon; Giraldi, Tania Regina
    O presente trabalho teve, como objetivo geral, realizar estudos químicos analíticos em amostras e vestígios de pneumáticos, com o escopo de auxiliar as perícias criminais relacionadas com acidente de trânsito. No capítulo I, amostras de pneumáticos, nas marcas, A, B e C, foram caracterizadas por TG-DTG em atmosfera inerte. O pneumático B também foi caracterizado por TG-DTG em atmosfera oxidante. A termogravimetria, utilizando a atmosfera inerte, foi eficaz para determinar a porcentagem em massa da decomposição térmica das borrachas NR e SBR-BR dos pneumáticos A, B e C, podendo diferenciá-los. E, a utilização da atmosfera oxidante, na amostra do pneumático B, determinou a porcentagem em massa da decomposição das borrachas NR, SBR-BR e negro de fumo. No segundo capítulo, amostras de vestígios de pneumáticos, oriundos de frenagens reais, realizadas nas velocidades de 60, 80 e 90 km/h, foram coletadas e caracterizadas por FTIR e TG-DTG. Por meio das análises de FTIR, pôde-se constatar um diferencial na intensidade nas bandas próximas de 1.076 cm-1 e 2.450 cm-1, relacionadas, respectivamente, com ligações cruzadas C-S-C e S-H. A amostra relacionada com maior velocidade apresentou maior intensidade em ambas as bandas e, a amostra relacionada com menor velocidade apresentou menor intensidade em ambas as bandas também. A análise termogravimétrica mostrou que o resíduo de massa da amostra de 60 km/h foi de 17 %, da amostra de 80 km/h, de 39 % e, da amostra de 90 km/h, de 45 %. Desta forma, foi possível diferenciar amostras de vestígios com velocidades diferentes. O resultado é, possivelmente, relacionado com número de ligações cruzadas em cada amostra, sendo, assim, compatível com o resultado do FTIR.

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