Logo do repositório
  • Navegar por
    • Comunidades e Coleções
    • Autor
    • Título
    • Assunto
    • Orientador(a)
    • Cursos
    • Tipo de Documento
  • Instruções
    • Para autores (submissão)
    • Tutoriais
    • Orientações para normalização
  • Sobre
    • Apresentação
    • Documentos
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Paiva, Joice De"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    ItemAcesso aberto (Open Access)
    O exercício da docência em tempos da pandemia covid-19: dilemas, desafios e possibilidades das professoras do ensino fundamental-I das escolas de São Pedro da União - MG
    (Universidade Federal de Alfenas, 2023-11-13) Paiva, Joice De; Felício, Helena Maria Dos Santos; Souto, Nilton Luiz; Souza, Ana Cristina Gonçalves De Abreu
    O objetivo deste trabalho consiste em analisar as percepções das professoras do ensino fundamental I do município de São Pedro da União acerca do trabalho desenvolvido pelo ensino remoto emergencial durante a pandemia da covid-19, do ano de 2020. Para tanto, foram construídos os seguintes objetivos específicos: conhecer as orientações oficiais fornecidas pela secretaria de educação do município em causa para o trabalho docente, identificar aspectos do cotidiano do trabalho das professoras, os saberes mobilizados para o desenvolvimento das atividades no ensino remoto emergencial e compreender os principais desafios enfrentados no trabalho docente durante a pandemia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, busca compreender e a analisar as características e opiniões de populações de pequenas amostras. A análise das informações foi realizada pelo referencial qualitativo na perspectiva teórica interpretativa-construtivista que busca captar diferentes significados de uma experiência vivida, auxiliando a compreensão do indivíduo no seu contexto. O diálogo estabelecido com as participantes, sendo 16 professoras, 2 diretoras e a secretária municipal de educação, foi mediado por um roteiro semiestruturado. Os resultados revelam desafios experienciados pelas professoras com o uso das tecnologias no ensino remoto, dificuldades às novas formas de atuação e adaptação da prática pedagógica e a fragilidade dos vínculos com os estudantes. Elas vivenciaram sentimentos de angústia com relação às perdas causadas pela pandemia, exposição das videoaulas que eram gravadas e preocupação com a qualidade do ensino. A construção dos saberes docentes foi mobilizada pela socialização do conhecimento com os pares, familiares das próprias professoras e estudantes. As professoras perceberam que as diretoras e a secretária municipal tentaram ampará-las dentro do possível, buscando adotar estratégias para mitigar as dificuldades do ensino remoto emergencial. A pandemia evidenciou que o ensino não pode mais ser pensado sem as tecnologias digitais. Os resultados revelam a importância de debates mais robustos quanto ao uso das ferramentas tecnológicas no ensino e ações formativas para os professores. A inserção das tecnologias nas escolas deve favorecer uma nova relação com o conhecimento docente e uma nova relação pedagógica. Os recursos devem ser aliados dos professores para favorecer o processo de ensino. Para tanto, precisa de familiaridade, disposição de tempo e preparo para o professor desenvolver ações e reflexões sobre o uso de novos recursos em suas práticas.

Nossas redes

Logo do repositório

Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Sistema de Bibliotecas

E-mail: repositorio@unifal-mg.edu.br

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

Desenvolvido por

Logo acervos digitais