Logo do repositório
  • Navegar por
    • Comunidades e Coleções
    • Autor
    • Título
    • Assunto
    • Orientador(a)
    • Cursos
    • Tipo de Documento
  • Instruções
    • Para autores (submissão)
    • Tutoriais
    • Orientações para normalização
  • Sobre
    • Apresentação
    • Documentos
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Pereira, Guilherme Almeida De Souza"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    ItemAcesso aberto (Open Access)
    Sala de aula invertida, aulas remotas e avaliações através de explicações em vídeos: o uso de práticas experimentais no ensino dos processos de eletrização
    (Universidade Federal de Alfenas, 2021-02-26) Pereira, Guilherme Almeida De Souza; Pinto, Jose Antônio; Camps Rodriguez, Ihosvany; Lanes, Matusalém Martins
    Neste trabalho apresentamos resultado de uma pesquisa de mestrado na qual investigamos a realização de práticas experimentais relacionadas aos processos de eletrização na forma remota. A forma remota para esta abordagem se deu devido a adaptações do ensino a nova realidade estabelecida mediante a pandemia do Coronavírus COVID 19. Para a realização das atividades experimentais foram distribuídos kits com aparatos de baixo custo para os nove estudantes da unidade curricular do terceiro ano do Ensino Médio, onde aconteceu a intervenção pedagógica aqui relatada. Nossas expectativas foram a de que teríamos algumas dificuldades na implementação da proposta por se tratar de práticas experimentais e principalmente por acontecer na formatação remota. Utilizamos a metodologia proposta pela Sala de Aula Invertida (SAI), de modo a termos um melhor aproveitamento do tempo disponível. Elaboramos videoaulas teóricas e tutoriais em vídeos para a explanação teórica e o passo a passo experimental respectivamente. Utilizamos como método avaliativo explicações em vídeos feitas pelos estudantes sobre os fenômenos observados experimentalmente. Consideramos que as atividades desenvolvidas foram, dentro das expectativas, positivas e que traz consigo um caráter inovador. Apontamos também sugestões para trabalhos futuros que possam dar continuidade na pesquisa aqui apresentada.

Nossas redes

Logo do repositório

Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Sistema de Bibliotecas

E-mail: repositorio@unifal-mg.edu.br

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

Desenvolvido por

Logo acervos digitais