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Navegando por Autor "Pessoti, Bruna Peterson Luque"

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    ItemAcesso aberto (Open Access)
    Aplicação do delineamento experimental das faces centradas para simular o transporte de material em suspensão e dissolvido em superfície impermeável sob chuva artificial
    (Universidade Federal de Alfenas, 2018-04-27) Pessoti, Bruna Peterson Luque; Silveira, Alexandre; Tiezzi, Rafael De Oliveira; Castro, Ana Letícia Pilz De
    O aumento de cidades e o crescimento populacional causaram alterações no meio ambiente, com grandes mudanças nos sistemas naturais, modificando os processos hidrológicos envolvidos, como escoamento superficial e qualidade da água. O estudo do escoamento superficial e transporte de poluentes é de grande importância, pois ajuda na prevenção de impactos ambientes, auxiliando em planejamentos a serem realizados pelo poder público. Este trabalho teve o objetivo de estudar o transporte de material em suspensão (areia) e material dissolvido (cloreto de sódio) em relação a alteração de três variáveis independentes, declividade, intensidade de precipitação e posição do material, utilizando de um simulador de chuva e superfície impermeável em laboratório. No trabalho foi feito um delineamento experimental (Delineamento de Faces Centradas), em que foram propostos diferentes cenários para realização dos experimentos. Foi obtido hidrogramas e polutogramas para os diferentes cenários estudados, onde foi avaliada a influência das variáveis independentes em respostas as variáveis dependentes (tempo de transporte, valor de pico, tempo de pico e massa total). Com análise dos dados foi possível perceber que a presença de material (em suspensão ou dissolvido) na superfície não influenciou no escoamento, contudo percebeu-se forte influência da declividade e intensidade de precipitação, onde os cenários de maiores declividades e intensidades, produziram maior volume escoado. Pelos dados de polutogramas foi possível perceber grande diferença do transporte para os dois tipos de materiais estudados. O material dissolvido possui tempo de transporte mais rápido, maiores valores de pico, tempos de pico atingidos mais rapidamente e ainda maior massa total transportada, quando comparado com o material em suspensão. No material em suspensão, pelos resultados obtidos, foi possível perceber efeito da declividade e da posição do material em todas as variáveis dependentes estudadas, e ainda efeito quadrático da declividade para o valor de pico, seu respectivo tempo e massa total. A intensidade de precipitação para o material em suspensão mostrou-se significante para todas as variáveis dependentes estudadas exceto para o tempo de pico. Para os resultados obtidos de material dissolvido percebeu-se efeito da declividade e posição do material para todas as variáveis dependentes estudadas, e ainda efeito quadrático da declividade para o tempo de transporte e massa total transportada, enquanto que a intensidade de precipitação possui influência apenas para o tempo de transporte.

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