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Navegando por Autor "Polita, Leandra Borges"

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    ItemAcesso aberto (Open Access)
    O Programa Residência Pedagógica em tempos de pandemia na perspectiva dos residentes de Pedagogia da Universidade Federal de Alfenas - MG
    (Universidade Federal de Alfenas, 2023-03-30) Polita, Leandra Borges; Felício, Helena Maria Dos Santos; Fernandes, Maria José Da Silva; Vitiello, Márcio Abondanza
    O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES), em parceria com as Instituições de Ensino Superior, que possuem licenciaturas, e as Escolas de Educação Básica, visando aperfeiçoar a formação teórico-prática do residente, a partir da segunda metade do curso. Este estudo tem o objetivo de compreender o desenvolvimento do PRP, na Universidade Federal de Alfenas - MG (UNIFAL-MG), no contexto da pandemia, sob a perspectiva dos residentes do curso de Pedagogia, bem como de identificar as implicações desta realidade na formação de professores. O estudo abrange o referencial teórico sobre formação de professores; o contexto referente aos dispositivos legais da Política de Formação de Professores no Brasil e do PRP a nível nacional e institucional; a análise de um questionário on-line, que é parte de uma pesquisa maior, intitulada “O Programa Residência Pedagógica no contexto da pandemia da COVID- 19”, coordenada pela Profa. Dra. Helena Maria dos Santos Felício, visando a busca de informações sobre o perfil de formação e atividade profissional dos residentes do curso de Pedagogia; e de entrevistas semiestruturadas, sobre o desenvolvimento do PRP na UNIFAL- MG durante a pandemia. Os pressupostos metodológicos desta pesquisa se constituem por meio da perspectiva histórico-dialética numa compreensão e síntese qualitativa dos dados e dos discursos dos sujeitos em contexto real. A pesquisa aponta que as políticas públicas de formação de professores não são estáticas, acompanham o movimento social, cultural, histórico e político; que o PRP devido à complexidade das dimensões atribuídas pelo contexto de execução pode estabelecer alterações na proposta inicial num nível microestrutural; que com a pandemia o desenvolvimento do PRP se adequa a novas formas de interação on-line; que teoria e prática no processo de aprendizagem profissional docente se integram mutuamente; que as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) são relevantes na formação inicial; que há um deslocamento do locus da escola para as residências dos envolvidos; que com o contato virtual no PRP surgem muitas angústias, mas também sucessos; que durante a pandemia ocorrem no PRP uma improvisão virtual e uma imersão mínima no contexto escolar; e que a formação de professores deve ser contínua.

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