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Navegando por Autor "Ribeiro, Sabrina Neres"

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    ItemAcesso aberto (Open Access)
    Qualidade de Vida no Trabalho (QVT): as percepções dos servidores de uma Companhia de Águas e Esgotos em uma unidade no interior de Rondônia
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-04-17) Ribeiro, Sabrina Neres; Carvalho, Virgínia Donizete De; Miranda, Adílio Renê Almeida; Teixeira, Maria Luísa Mendes
    O objetivo deste estudo foi analisar as percepções dos servidores de uma Companhia de Águas e Esgotos, em uma unidade de uma cidade no interior do estado de Rondônia, sobre aspectos relacionados à qualidade de vida no trabalho (QVT). A estruturação deste trabalho foi organizada a partir da apresentação de dois artigos. O primeiro foi desenvolvido com o objetivo de realizar uma revisão sistemática de literatura sobre QVT, na qual foram contemplados os artigos científicos publicados entre janeiro de 2014 e abril de 2023 disponíveis nos bancos de dados Scopus e Web of Science. Os resultados indicaram oscilações no número de publicações ao longo dos anos, com pico no ano de 2018, foco maior em profissionais da área da saúde e uma expansão para o setor de hotelaria. Verificou-se que entre os artigos houve colaboração entre autores de diferentes países, predominância de estudos teórico-empíricos, de corte transversal e quantitativos, com destaque para o uso da técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE) na análise dos dados. O segundo artigo buscou analisar as percepções dos servidores da Companhia de Águas e Esgotos sobre aspectos relacionados à QVT. Participaram deste estudo 14 servidores de carreira, que responderam a um formulário sociodemográfico e laboral, sendo que 12 deles responderam a uma entrevista sobre a QVT no seu ambiente laboral. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que as percepções dos respondentes sobre o que entendem por QVT diferem daquelas que se referem à QVT efetivamente proporcionada pela Companhia de Águas e Esgotos. No ambiente de trabalho da referida empresa, as categorias Relações Socioprofissionais de Trabalho e Elo Trabalho-vida Social foram aquelas com o maior número de aspectos positivos na avaliação dos respondentes, ao contrário de outras como Reconhecimento e Crescimento Pessoal, Organização do Trabalho e Condições de Trabalho, em que foram identificados muitos aspectos desafiadores à QVT, cabendo salientar que essa última foi apontada como um dos principais elementos desejáveis para se obter qualidade de vida no ambiente de trabalho. O conjunto dos resultados do presente trabalho contribuíram para evidenciar que a QVT segue como discussão atual e em constante evolução no mundo acadêmico e possibilitaram refletir sobre o contexto laboral dos servidores da Companhia de Águas e Esgotos, ao identificar áreas críticas e sugerir estratégias para a promoção de QVT na empresa.

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