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Navegando por Autor "Rocha Filho, Edson Vieira Da"

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    ItemAcesso aberto (Open Access)
    Uma leitura de produções de significados de familiares e estudantes sobre a escola e a disciplina de matemática durante o ensino remoto e presencial em duas escolas públicas de São Lourenço (MG)
    (Universidade Federal de Alfenas, 2023-08-16) Rocha Filho, Edson Vieira Da; Julio, Rejane Siqueira; Groppo, Luis Antonio; Ferreira, Guilherme Francisco
    O presente trabalho tem como objetivo realizar uma leitura das produções de significados de familiares e alunos/as sobre suas relações com a escola e a disciplina de Matemática durante o ensino remoto e presencial. Foi realizado, em um primeiro momento, uma análise da produção bibliográfica sobre a temática escola, família e disciplina de Matemática no Banco de Periódicos da CAPES e em periódicos listados pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). No processo de análise foram constituídas seis categorias de pesquisas que contribuíram para a construção de dois roteiros de entrevistas, um para estudantes, contendo informações pessoais e as relações com a escola, a disciplina de Matemática e a família em assuntos escolares, e outro para um familiar, contendo informações pessoais e a relação com a escola e a participação nas atividades escolares de seu/sua filho/a, incluindo a disciplina de Matemática. Foram realizadas entrevistas com 5 pares de sujeitos (estudante-familiar). No processo de análise, foram constituídos tópicos de discussões: Família e (auto)responsabilização; A pandemia: escola, nós não abrimos mão!; Matemáticas: a escolar e a da rua. O referencial teórico-metodológico da pesquisa foi o Modelo dos Campos Semânticos (MCS), em particular as noções de produção de significado e leituras positiva e plausível. Como resultados, apontamos que os auxílios familiares se deram através da contratação de professores particulares e de cursos para vestibulares e de línguas, de incentivo e de verificações de tarefas escolares para casa. Sobre a pandemia, familiares e alunos/as consideram que ela impactou na aprendizagem por causa do distanciamento com o/a professor/a, nas dificuldades no acesso à internet, na comunicação com a escola e para realizar o ENEM e/ou vestibulares. Alunos/as e familiares caracterizaram matemática de diversos modos. Um espaço comunicativo compartilhado pela maioria de nossos sujeitos foi que a Matemática é útil na vida e está associada a ser usada nas profissões, para as provas de vestibulares e concursos. Consideramos também que a maioria desses sujeitos não gostariam de uma vida sem escola e uma escola sem a Matemática.

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