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Navegando por Autor "Sant'Anna, Monique Oliveira"

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    ItemAcesso aberto (Open Access)
    Caracterização de ações para a saudabilidade e sustentabilidade da Alimentação Escolar: um piloto para o Programa Nacional de Alimentação Escolar
    (Universidade Federal de Alfenas, 2023-03-31) Sant'Anna, Monique Oliveira; Paula, Bruno Martins Dala; Garcia, Jaciara Reis Nogueira; Fernandes, Gislene Regina
    Os sistemas produtivos que atuam sobre a quantidade, a qualidade e o acesso dos alimentos à população afetam diretamente o padrão alimentar. A reestruturação destes sistemas e dos hábitos alimentares podem minimizar a utilização de recursos naturais e, com isso, reduzir os impactos ambientais. Trabalhar sustentabilidade no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é necessário, uma vez que este programa permite a introdução de alimentos sustentáveis, e mais saudáveis, na alimentação escolar. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi caracterizar a atuação de nutricionistas no PNAE quanto às dimensões da saudabilidade e sustentabilidade em municípios mineiros. Trata-se de um estudo exploratório e quase-experimental, com coleta de dados quantitativos pré e pós-intervenção (ação educativa), com nutricionistas atuantes no PNAE. Foram aplicados questionários acerca da atuação dos nutricionistas e coletados os cardápios dos meses de abril de 2019 e abril de 2022. Este projeto teve aprovação pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) com número 5.460.401 e CAAE: 53194421.0.0000.5142. Os nutricionistas indicaram atuar de maneira a garantir a saudabilidade e sustentabilidade da alimentação escolar, entretanto, apontaram desafios para a realização do controle de sobras e resto de ingestão da alimentação, a elaboração das fichas técnicas, entre outros. No que diz respeito à avaliação dos cardápios, ao comparar os cardápios de 2019 e 2022, pode-se notar que embora os cardápios tenham passado por mudanças devido a Resolução FNDE n° 6 de 2020 (BRASIL, 2020), os resultados encontrados em 2019 foram considerados adequados. Os resultados permitiram constatar que ainda existem muitos desafios encontrados pelos nutricionistas, em sua atuação na alimentação escolar e esses desafios podem se tornar ainda maiores com o número insuficiente do quadro técnico. Por este motivo se faz necessária à implementação de cursos de formação/ atualização continuadamente no âmbito do PNAE. Portanto, os resultados deste estudo servem como apoio aos profissionais envolvidos com a alimentação escolar, auxiliando no planejamento e execução de ações que busquem garantir a saudabilidade e sustentabilidade no âmbito do PNAE.

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