Logo do repositório
  • Navegar por
    • Comunidades e Coleções
    • Autor
    • Título
    • Assunto
    • Orientador(a)
    • Cursos
    • Tipo de Documento
  • Instruções
    • Para autores (submissão)
    • Tutoriais
    • Orientações para normalização
  • Sobre
    • Apresentação
    • Documentos
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Cesar Alves Da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    ItemAcesso aberto (Open Access)
    Uma caracterização emocional de licenciandos em física na sua primeira aula de preparação para a docência
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-06-20) Silva, Cesar Alves Da; Toti, Frederico Augusto; Colombo Júnior, Pedro Donizete; Hornink, Gabriel Gerber
    O objetivo deste estudo foi de avaliar as características emocionais de seis licenciandos do 5º período do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) durante uma aula de preparação para a docência, sob a forma expositiva dialogada, conduzida pelos próprios alunos, com supervisão do professor responsável pela disciplina. Para isso, a pesquisa foi conduzida com a gravação de todos os eventos da aula e a captura de dados biométricos utilizando um oxímetro, a fim de identificar possíveis alterações na frequência cardíaca dos estudantes. O estudo envolveu a análise de seis casos, dos quais dois apresentaram resultados distintos, caracterizando diferentes conjuntos de reações emocionais. Foi adotada uma análise quali-quantitativa de natureza exploratória e de estudo de caso. O estudo permitiu uma interpretação mais detalhada das experiências didáticas e contribuiu para a compreensão das reações emocionais em sala de aula. A pesquisa revelou informações valiosas sobre o contexto emocional de licenciandos em Física durante sua primeira aula de preparação para a docência. Compreender as emoções é um processo abrangente, exigindo uma análise cuidadosa e consideração de diversos aspectos. A pesquisa destaca a importância de reconhecer as dimensões emocionais na formação de professores e oferece subsídios para o desenvolvimento de abordagens pedagógicas e programas de apoio emocional. Investir na compreensão e no suporte emocional de licenciandos é fundamental para construir uma base sólida para o sucesso e bem-estar dos professores e alunos.

Nossas redes

Logo do repositório

Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Sistema de Bibliotecas

E-mail: repositorio@unifal-mg.edu.br

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

Desenvolvido por

Logo acervos digitais