Logo do repositório
  • Navegar por
    • Comunidades e Coleções
    • Autor
    • Título
    • Assunto
    • Orientador(a)
    • Cursos
    • Tipo de Documento
  • Instruções
    • Para autores (submissão)
    • Tutoriais
    • Orientações para normalização
  • Sobre
    • Apresentação
    • Documentos
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Marcolina Alves Pereira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    ItemAcesso aberto (Open Access)
    Griôs e congada tensionando a cultura escolar: um estudo de caso em uma escola de Machado-MG
    (Universidade Federal de Alfenas, 2019-04-29) Silva, Marcolina Alves Pereira; Groppo, Luís Antonio; Fernandes, Renata Sieiro; Mariano, André Luiz Sena
    Essa dissertação traz reflexões sobre a Cultura Popular adentrando o espaço escolar. A manifestação cultural Afro-brasileira, no tempo presente impressa no folguedo das congadas, ao adentrar o espaço da escola por meio da cultura impregnada nos corpos e nas subjetividades dos estudantes, propõe uma investigação situacional, um estudo de caso instrumental da ocupação pelo saber popular do espaço escolar. Para tanto, tem por objeto de pesquisa o percurso de formação de um Terno de Congo e um Bumba- meu - boi dentro do espaço escolar pelas turmas do Projeto Escola de Tempo Integral. Traz, como pano de fundo, a Escola Estadual Iracema Rodrigues da cidade de Machado-MG. O projeto educacional desenvolvido na escola possibilitou analisar o relevante impacto desse riquíssimo arcabouço cultural ao ocupar o espaço escolar: agregou saberes e gerou impactos no currículo da escola, inovou a prática educacional e recriou nos sujeitos frequentadores do espaço escolar os sentimentos de valorização da sua cultura afrodescendente, os sentimentos de pertencimento àquele espaço escolar e também motivação para frequentar mais, e de maneira mais significativa para estes sujeitos, o espaço da escola. Apesar da pesquisa ter constatado importantes avanços nessa ocupação pela cultura popular do currículo escolar, também encontrou alguns limites, como a resistência de alguns sujeitos da escola e os impactos positivos mais restritos àqueles estudantes que participaram do projeto.

Nossas redes

Logo do repositório

Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Sistema de Bibliotecas

E-mail: repositorio@unifal-mg.edu.br

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

Desenvolvido por

Logo acervos digitais