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Navegando por Autor "Siqueira Junior, Ricardo Alves"

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    ItemAcesso aberto (Open Access)
    Abordagens top-down e bottom-up no entendimento sobre o papel das interações planta-polinizador na montagem de comunidades
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-02-16) Siqueira Junior, Ricardo Alves; Torres, Marina Wolowski; Freitas, Leandro; Streher, Nathália Susin
    As interações planta-polinizador são responsáveis por desempenhar um papel crucial na montagem e dinâmica das comunidades biológicas, sendo capaz de influenciar a reprodução das plantas, e consequentemente, a manutenção da biodiversidade dos ecossistemas. As comunidades podem ser estruturadas por processos determinísticos (competição, facilitação e filtragem ambiental) ou neutros. Primeiro, foram sintetizados estudos para avaliar qual o principal processo que direciona a montagem das comunidades sob a perspectiva das interações planta-polinizador, em segundo, foram explorados, a partir de experimentos manipulativos em uma comunidade de altitude, se padrões funcionais e filogenéticos geram efeitos de competição ou facilitação. A abordagem meta-analítica mostrou que o principal processo estruturador das comunidades foi competição. Entretanto, foi possível notar uma alta variação de efeitos. Para os experimentos manipulativos, foi possível observar que a similaridade morfológica foi o principal fator para a visitação dos polinizadores - Sisyrinchium wettsteinii experimentou um aumento do sucesso reprodutivo quando associada a outras espécies com morfologia floral semelhante, condizente com o processo de facilitação interespecífica. Esses resultados mostram a complexidade das interações planta-polinizador, indicando que a competição pode ser um processo predominante para as comunidades em uma escala mais abrangente, independente das condições climáticas ou do bioma onde a comunidade está inserida. Ainda, ressalta a importância da similaridade morfológica para a polinização em ecossistemas de altitude, ampliando a compreensão da ecologia de comunidades nesses ambientes.

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