Logo do repositório
  • Navegar por
    • Comunidades e Coleções
    • Autor
    • Título
    • Assunto
    • Orientador(a)
    • Cursos
    • Tipo de Documento
  • Instruções
    • Para autores (submissão)
    • Tutoriais
    • Orientações para normalização
  • Sobre
    • Apresentação
    • Documentos
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Teixeira, Luiz Paulo"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    ItemAcesso aberto (Open Access)
    A sophia como télos da pedagogia da razão: reflexões para a educação a partir da atitude filosófica de Platão
    (Universidade Federal de Alfenas, 2018-05-16) Teixeira, Luiz Paulo; Faria, Marcos Roberto De; Mariano, André Luiz Sena; Silva, Fábio De Barros
    Esta dissertação pretende contribuir com a discussão em torno da natureza e finalidade da educação. Para isso, buscamos na filosofia de Platão dois elementos essenciais que podem ajudar elaborar um problema consistente de pesquisa sobre este tema: a atitude filosófica e a pedagogia da razão do filósofo-educador ateniense. Parte-se da seguinte questão: ―Em que a atitude filosófica e a pedagogia da razão de Platão podem contribuir para a discussão em educação?‖. Nessa esteira, propõe-se como objetivo geral ―investigar a atitude filosófica e a pedagogia da razão e perceber nelas alguns elementos fundamentais para se compreender a essência e a finalidade da educação, principalmente nestes tempos, chamados de pós-modernos, nos quais o homem fecha-se sobre si mesmo, recusa a noção de verdade objetiva e demonstra nítido desinteresse pelos assuntos da pólis‖. A coleta de dados e a análise temática permitem concluir que a sophia é o télos da pedagogia da razão e que a atitude filosófica do filósofo-educador ateniense é importante para refletir sobre a educação nestes tempos de irracionalidade. Tal proposição nasce primeiramente de um percurso construído por meio da análise da existência de Platão como educador e de eventos históricos que o levaram à formulação de um problema educacional. Depois, busca-se conceituar adequadamente a pedagogia da razão, salientando a busca pela atemporalidade em relação com o bem. Por último, procura-se perceber os desdobramentos dessas reflexões para estes tempos, em que posturas irracionais teóricas, comportamentais e políticas encontram na agenda ―pós‖ um solo fértil para se fortalecerem. Propõe-se, então, a educação como conversão para as formas estruturantes da bondade/beleza, justiça e verdade: conceitos fundamentais para estruturar e conservar a vida (sophia). A investigação aqui desenvolvida é de natureza teórica e estruturada segundo o rigor, a criticidade e a visão de conjunto, próprios das abordagens filosoficamente reflexivas e dialéticas.

Nossas redes

Logo do repositório

Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Sistema de Bibliotecas

E-mail: repositorio@unifal-mg.edu.br

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

Desenvolvido por

Logo acervos digitais