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Navegando por Autor "Valadares, Fernanda Lara"

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    ItemAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem de batalhas no Instagram via distribuição Beta e Inferência Bootstrap
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-04-05) Valadares, Fernanda Lara; Ferreira, Eric Batista; Dias, Adriana; Nogueira, Denismar Alves
    Competi¸c˜oes, concursos e campeonatos s˜ao comumente praticados nas mais diversas ´areas - esportes, beleza, habilidades, m´usica, etc - para comparar e ranquear competidores. Particularmente, alguns campeonatos seguem um esquema de chaves ou chaveamento, que podem ser simples, duplos ou m´ultiplos, para conduzir os vencedores at´e eleger o campe˜ao. Nesses casos, o enfrentamento acontece aos pares, ou seja, quando dois oponentes se enfrentam, apenas um sai vitorioso. Quando n˜ao ´e poss´ıvel haver empates ou repescagem, esses confrontos s˜ao chamados de “mata-mata”. Ao final de campeonatos desse tipo, o resultado ´e o agrupamento dos competidores nas classes: primeiro colocado, segundo, terceiros, quartos, quintos, etc. No entanto, como cada confronto acontece uma ´unica vez, tem-se uma amostra de tamanho 1 de uma popula¸c˜ao conceitual de infinitas repeti¸c˜oes daquele combate. Sendo assim, os agrupamentos resultantes de tais campeonatos possuem uma incerteza associada, que ´e normalmente desprezada. Seria ´util modelar a incerteza envolvida em um campeonato, a fim de saber quais vencedores podem ser considerados realmente superiores e quais venceram por mero acaso. Para responder a essa demanda, este trabalho prop˜oe uma abordagem metodol´ogica que utiliza distribui¸c˜ao Beta, inferˆencia Bootstrap param´etrico, e escala hedˆonica. Como exemplos de sua utiliza¸c˜ao, campeonatos foram conduzidos nos stories do Instagram, com os queijos populares no Brasil e os mais famosos cantores sertanejos. Desta forma, apresenta-se n˜ao somente uma forma de inferir sobre a igualdade dos competidores de cada batalha do campeonato, mas tamb´em a interpreta¸c˜ao de qu˜ao bem aceitos eles s˜ao pelos seguidores que participaram das vota¸c˜oes. Ao final, metodologia proposta se mostrou eficiente na modelagem da incerteza associada a agrupamentos promovidos por campeonatos em chaveamento, revelando que os queijos que se enfrentaram n˜ao podem ser ditos estatisticamente diferentes e que Mar´ılia Mendon¸ca, Henrique e Juliano, Jorge e Mateus e Z´e Neto e Cristiano s˜ao os cantores sertanejos preferidos pelos brasileiros.

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