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Navegando por Autor "Vieira, Ingrid Fernanda De Oliveira"

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    ItemAcesso aberto (Open Access)
    Análise da sobrecarga e do apoio social entre cuidadores informais de pessoas em hemodiálise: estudo de método misto
    (Universidade Federal de Alfenas, 2020-02-12) Vieira, Ingrid Fernanda De Oliveira; Fava, Silvana Maria Coelho Leite; Lima, Rogerio Silva; Brito, Tabatta Renata Pereira De
    A insuficiência renal crônica e a hemodiálise trazem repercussões que comprometem a multidimensionalidade da pessoa adoecida, o que torna essencial a presença do cuidador para desenvolver atividades relacionadas ao bem-estar físico e psicossocial. A crescente demanda de cuidados diários e ininterruptos pode ocasionar no cuidador sobrecarga e desgaste físico, mental e social. O apoio social pode ser uma das estratégias de alívio para essa sobrecarga. Este estudo tem por objetivo analisar a sobrecarga e o apoio social de cuidadores informais de pessoas com insuficiência renal crônica em hemodiálise. Trata-se de um estudo de método misto, realizado em um serviço de alta complexidade no Sul de Minas Gerais, com 55 participantes. Dados coletados por meio de quatro instrumentos: questionário de caracterização sociodemográfica; Escala de Apoio Social; Escala de Sobrecarga de Zarit e um roteiro com questões norteadoras para a condução da etapa qualitativa desta pesquisa. Utilizou-se para a análise dos dados quantitativos o coeficiente de correlação de Spearman e o teste de MannWhitney para avaliação do grau de associação entre as variáveis em estudo; a Análise Temática de Braun e Clarke para os qualitativos. Constatou-se o predomínio de cuidadores do sexo feminino (74,%), de 31 a 50 anos (43,7%), casadas (58,2%), católicas (69,1%), com renda familiar mensal de um a menos de dois salários mínimos (47,3%), ensino fundamental (58,2%), que não praticavam atividades físicas (72,7%), de lazer (54,5%), nem atividades trabalhistas (56,4%), com tempo de cuidado superior a três anos (50,9%), com carga horária de cuidados às pessoas em hemodiálise entre 16 e 24 horas (43,7%) e não corresidia com a pessoa cuidada (50,9%). Evidenciou-se alto nível de apoio social percebido, principalmente em relação à dimensão afetiva (mediana 100) e uma ligeira sobrecarga (47,3%). Houve correlação significativa entre as variáveis “interação social positiva” e “sobrecarga” (r= -0,272; p= 0,045). Da análise qualitativa, foi construído o tema central: as vivências do cuidador informal da pessoa em hemodiálise: entre o peso da responsabilidade e a busca por sentido e subtemas: os significados de cuidar da pessoa com insuficiência renal crônica em hemodiálise, o dia-a-dia do cuidador e a dualidade no reconhecimento da sobrecarga, os encontros e desencontros na busca pelo apoio social. Embora os resultados quantitativos tenham apontado para a ligeira sobrecarga, os cuidadores relataram cansaço, isolamento e mudanças no cotidiano de vida, o que evidencia a dualidade no seu reconhecimento. Este estudo colabora para o conhecimento das necessidades relativas à sobrecarga e ao apoio social entre cuidadores de pessoas com doença renal crônica, bem como para o avanço da prática de enfermagem no cuidado a essa população, a qual deve ser incluída no plano de cuidados de Enfermagem. Colabora, também, para a reflexão a respeito do reconhecimento da importância das redes de apoio a esses cuidadores e da sala de espera como espaço terapêutico
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    ItemEmbargo
    Efeito da intervenção educativa na adesão ao tratamento da hemodiálise em pessoa com doença renal crônica: evidências para a assistência
    (Universidade Federal de Alfenas, 2025-02-12) Vieira, Ingrid Fernanda De Oliveira; Terra, Fábio De Souza; Resck, Zélia Marilda Rodrigues; Godinho, Mônica La-Salette Da Costa; Costa, Andreia Cristina Barbosa; Andrade, Maria Betânia Tinti De
    A doença renal crônica possui alta incidência e altas taxas de morbimortalidade e a adesão ao tratamento por parte da pessoa acometida pela patologia é de grande importância para a manutenção da qualidade de vida e da promoção de saúde. Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito de uma intervenção educativa na adesão ao tratamento da hemodiálise em pessoa com doença renal crônica de um hospital geral de um município do Sul de Minas Gerais. Para a condução dessa pesquisa, foi realizada três etapas. A revisão integrativa, utilizou-se referencial metodológico, foi registrado no Open Science Framework e utilizou-se cinco fontes de informação. A pesquisa metodológica foi utilizada para construção de um material educativo e sua validação de conteúdo por meio de sete juízes e utilizando a técnica Delphi e o Índice de Validação de Conteúdo. Já a pesquisa quase-experimental, foi realizada com 142 pessoas submetidas a hemodiálise em um centro do Sul de Minas Gerais. Foram utilizados instrumentos validados na pré e pós intervenção, e a intervenção foi realizada no momento da hemodiálise, com apresentação e explicação do conteúdo da cartilha. A análise dos dados foi realizada com aplicação de testes estatísticos e o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Como resultados, a revisão integrativa incluiu seis estudos e emergiram as seguintes categorias: alimentação/dieta, autocuidado e controle da pressão arterial, prática de atividade física, prática de respiração para a saúde mental e uso do medicamento cálcio. A etapa metodológica resultou na produção da versão da cartilha educativa “Saiba mais como aderir ao tratamento da hemodiálise”. Essa cartilha teve aprovação de todos os juízes, com Índice de Validação de Conteúdo final de um, e este material foi registrado no sistema “Registro de Direito Autoral – AutoriaFacil.com”. A etapa quase experimental teve como principais resultados: participação de 142 pessoas no primeiro momento (pré intervenção) e 130 no terceiro momento (pós intervenção), sendo maioria do sexo masculino, de 60 a 69 anos, católicos(as), renda de até R$1500,00, casado(a)/união estável. Em relação à adesão propriamente dita, os participantes apresentaram altas médias nos quatro domínios do instrumento de adesão (hemodiálise, medicação, restrição de líquidos e dieta). Cada domínio teve associação com variáveis independentes: domínio hemodiálise com quatro variáveis independentes, domínio medicação com três, domínio restrição de líquidos com nove e domínio adesão à dieta com 11 variáveis independentes. Ao comparar as médias dos domínios de adesão antes e após intervenção educativa, observou-se que somente o domínio medicamento obteve diferença estatisticamente significante, mostrando que a média aumentou após a realização da intervenção; porém, destaca-se que, por mais que os demais três domínios não apresentaram diferença estatisticamente significante, as médias também apresentaram aumento após a realização da intervenção. Conclui-se que utilizar ações que envolvem educação em saúde, com apoio de estratégias e recursos como a cartilha, são um importante auxílio para a melhoria do conhecimento e das práticas de adesão ao tratamento em hemodiálise.

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