Ciências Biológicas (Bacharelado)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2608
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Navegando Ciências Biológicas (Bacharelado) por Orientador(a) "Silva, Vinícius Xavier da"
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Item Embargo Educação ambiental e percepção pública: a coruja suindara (Tyto furcata) como ferramenta para a conservação da biodiversidade(2025-12-10) Carvalho, Matheus José Neves de; Santos, Gumar Henrique Fideles dos; Silva, Vinícius Xavier da; Britto, Luísa Dias; Lucena, Marcel Freitas deTyto furcata, comumente referida como coruja-suindara, coruja-das-torres ou coruja-da-igreja, é uma ave de rapina com ampla distribuição. É a única representante da família Tytonidae na América e tem importância ecológica significativa, particularmente na regulação de populações de roedores, servindo assim como uma espécie crucial para o equilíbrio ambiental. Sua presença em diversos ambientes, tanto urbanos quanto rurais, juntamente com suas características únicas, estimula a curiosidade e o interesse do público, posicionando-a como uma possível ferramenta educativa para iniciativas de conservação. Este trabalho tem como objetivo investigar o potencial da coruja-suindara como símbolo na educação ambiental, utilizando suas características biológicas e simbólicas para promover reflexões sobre conservação e sustentabilidade. A espécie foi selecionada por reunir atributos de espécie guarda-chuva — por sua função ecológica e ampla distribuição — e de espécie bandeira — por seu apelo visual, simbólico e carismático, capaz de sensibilizar diferentes públicos. A pesquisa foi conduzida com abordagem qualitativa, utilizando a metodologia da pesquisa-ação, por meio da aplicação de questionários antes e depois das atividades educativas, que envolveram exposição dialogada e interação com o animal. A análise dos dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo, permitindo avaliar possíveis mudanças nas percepções, atitudes e conhecimentos dos participantes. Ao adotar práticas pedagógicas participativas e dialógicas, acreditamos ter contribuído para a valorização da fauna brasileira e para o fortalecimento da educação ambiental crítica como ferramenta na construção de uma sociedade mais comprometida com a conservação da natureza.
