Mestrado em Ciência e Engenharia Ambiental
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2645
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Navegando Mestrado em Ciência e Engenharia Ambiental por Orientador(a) "Silva, Daniel Juliano Pamplona Da"
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Item Acesso aberto (Open Access) Espacialização dos parâmetros físico-hídricos do solo e associação com a vulnerabilidade à erosão hídrica em dois ambientes antropizados do ribeirão do cipó(Universidade Federal de Alfenas, 2017-08-31) Purcino, Maurício Dias; Silva, Daniel Juliano Pamplona Da; Sardinha, Diego De Souza; Coelho, GilbertoA erosão tem sido reconhecida mundialmente como problema ambiental, pois altera tanto a qualidade do solo como também a qualidade e a quantidade da água. Sendo assim, é de grande importância para a gestão de recursos hídricos, que informações sobre o potencial natural de erosão e a expectativa da perda atual de solos sejam geradas a fim de auxiliar a tomada de decisão. Neste sentido, a Equação Universal de Perda de Solos Revisada (EUPSR) é um modelo empírico de simples utilização capaz de predizer as perdas de solo, em um ambiente de Sistemas de Informações Geográficas, para bacias que possuem baixa quantidade de informações existentes. Dentro dessa perspectiva, objetivou-se fazer um levantamento dos atributos físico-hídricos do solo e modelar o potencial natural de erosão e a expectativa de perdas de solo para duas sub-bacias do Ribeirão Cipó, no município de Poços de Caldas, que apresentam características diferentes quanto ao uso e ocupação do solo e quanto ao relevo. Todos os atributos físico-hídricos do solo foram classificados como média variabilidade com exceção de condutividade hidráulica do solo saturado para as duas bacias e da areia para a Bacia Hidrográfica do Córrego Chapadão (BHCC), que apresentaram alta variabilidade. A técnica de interpolação espacial krigagem ordinária gerou mapas confiáveis, visto que nas análises variográficas os atributos físico-hídricos apresentaram grau de dependência espacial variando de moderado a forte para as duas sub-bacias, com o modelo exponencial considerado como o melhor. Para as duas sub-bacias o fraco potencial natural de erosão foi predominante em área, mas isso não quer dizer que as perdas são baixas, como no caso da Bacia Hidrográfica do Córrego Gigante (BHCG), que apresentou uma perda média total, considerada como alta, segundo a classificação de Beskow et al. (2009). Comparada a BHCC é notável a influência da mineração, principal atividade econômica da BHCG, no processo erosivo, visto que a BHCC é 4,3 vezes maior que a BHCG e apresenta praticamente a mesma perda de solo, sendo notável o bom desempenho da silvicultura, no que tange, a proteção do solo aos processos erosivos.Item Acesso aberto (Open Access) Potencial socioambiental do conversor de torque (caixa de marchas) na eficiência energética de veículos elétricos(Universidade Federal de Alfenas, 2024-06-25) Mandai, Ícaro Hissao Rocha; Silva, Daniel Juliano Pamplona Da; Teixeira, Fabiano Costa; Bernardo, Raul TorresA indústria automotiva global, busca continuamente atender às normas de emissões de gases poluentes, por meio de tecnologias de diversas engenharias na busca da eficiência energética. Diversas montadoras estão se direcionando à eletrificação da propulsão motriz, 100% elétrica ou combinada, como os modelos híbridos que possuem os 2 tipos de propulsão, por motor elétrico (ME) e motor de combustão interna (MCI). Neste sentido da eficiência energética, este trabalho está dedicado à propulsão elétrica e objetiva o estudo no consumo de carga da bateria que equipa um triciclo elétrico adaptado, confeccionado para levantamento de dados. A motivação parte do fato dos veículos elétricos (VE) não possuírem em grande parte caixa de marchas, pois adotam transmissões mais enxutas com escalonamento de engrenagens semelhante à relação direta 1:1. Com isto foi levantado o questionamento: Se a inclusão de uma caixa de marchas afetaria a eficiência do VE. Contudo, a ideia de interpor um câmbio em um VE de fábrica para mensurar sua eficiência é incabível, mas a confecção de um triciclo elétrico sim. Fatores como facilidade de adaptações, oferta de peças, e os componentes disponíveis na esfera de bicicletas elétricas, viabilizaram a montagem do protótipo para dar início aos primeiros testes. Deu-se início aos testes com escalonamento de marchas de bicicletas, que alteram o compromisso de torque e velocidade na roda, que são inversamente proporcionais, ou seja, na multiplicação da relação de transmissão (RT) prioriza-se a velocidade de giro da roda de tração, mas sacrifica-se o torque. Na desmultiplicação sacrifica-se a velocidade para ganho de torque. O mesmo princípio das marchas de um automóvel. Os termos (multiplicada) e (desmultiplicada) vão se referir a este fenômeno ao longo deste trabalho. Em seguida foi avaliado o comportamento do consumo da bateria com a variação do compromisso de torque e velocidade por meio de um câmbio de marchas originalmente utilizado em bicicletas. A partir destas implementações foi dado início ao planejamento da confecção do triciclo, tipos de testes, consultas na literatura técnica e buscas bibliográficas que fundamentam o objeto deste estudo: Aumento da eficiência do conjunto eletromecânico do triciclo.Item Acesso aberto (Open Access) Reaproveitamento de células 18650 oriundas de baterias de notebook para aplicação em sistema fotovoltaico off-grid residencial: teste, estudo de caso e viabilidade econômica(Universidade Federal de Alfenas, 2023-08-22) Baziotti, Thiago De Almeida; Silva, Daniel Juliano Pamplona Da; Lima, Rodolfo Valentim Da Costa; Moura, Rafael Brito DeAspectos relacionados à preservação ambiental são pautados diariamente em diversos setores da sociedade e indústria. Diante da importância e da finitude dos recursos naturais, a busca por fontes alternativas de energia, tais como eólica e solar, torna-se um movimento emergente e de importância globalmente conhecida. Dentre elas, a energia fotovoltaica assume papel proeminente, em razão da abundância de sua fonte. O objeto de estudo desta dissertação é o dimensionamento de uma bateria para alimentar um sistema off-grid residencial, aliado aos seus principais aspectos construtivos. Para tal, foram levantados e descritos os componentes que caracterizam esse sistema, incluindo os tipos de baterias normalmente utilizados. Sob o ponto de vista técnico e ambiental, a bateria de íons de lítio tem grande importância, uma vez que muitos equipamentos eletrônicos funcionam com dispositivos desta natureza. Um destes aparelhos é o notebook, cuja bateria é composta por um conjunto de células 18650, as quais sofrem descarte com destino a empresas de lixo de eletrônicos. No entanto, grande parte delas oferece condições de reutilização, permitindo ser aplicadas em projetos que possam contribuir para a diminuição do descarte destes objetos, caracterizando um ponto de vantagem sob a ótica de preservação ambiental, unindo dois fatores de suma importância: um sistema fotovoltaico off-grid e reutilização de baterias de notebook.