Doutorado em Ciências Ambientais
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2671
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Navegando Doutorado em Ciências Ambientais por Orientador(a) "Imperador, Adriana Maria"
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Item Acesso aberto (Open Access) As estratégias de transição agroecológica dos agroecossistemas no sul de Minas Gerais(Universidade Federal de Alfenas, 2023-05-24) Imperador, Adriana Maria; Hayashi, Carmino; Fernandes, Lêda Gonçalves; Pedini, Sérgio; Botezelli, LucianaEsta pesquisa buscou investigar, por meio da elaboração de cinco artigos, quais as estratégias utilizadas nos agroecossistemas do sul de Minas Gerais que contribuem com a transição agroecológica. O primeiro artigo, intitulado “A transição agroecológica: desafios para a agricultura sustentável” apresenta um histórico da agricultura alternativa, a teoria crítica da transição agroecológica e analisa os obstáculos para efetivar a transição agroecológica. O segundo artigo, “A certificação orgânica como ferramenta de gestão dos agroecossistemas” levanta as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças inerentes ao processo de certificação orgânica. O terceiro artigo, “Perfil da produção orgânica no estado de Minas Gerais e as novas relações entre produção e consumo de alimentos” identifica a distribuição espacial da produção orgânica no estado de Minas Gerais e como são estabelecidas as novas relações de produção e consumo de alimentos a partir da garantia da qualidade orgânica. O quarto artigo, “As correlações entre os mecanismos de garantia da conformidade e a transição agroecológica” analisa dois sistemas com a conformidade orgânica garantida por organismos participativos à luz da teoria da transição agroecológica. O quinto artigo, “Avaliação do desempenho agroecológico de agroecossistemas do sul de Minas Gerais” utiliza a ferramenta criada pela FAO para avaliar quatro agroecossistemas orgânicos da agricultura familiar. O conjunto dos trabalhos destaca a região sul de Minas Gerais na produção de alimentos diversificados, café orgânico e das formas de comercialização em redes. A organização em núcleos de produtores e produtoras regularmente cadastrados favorece a governança responsável e o abastecimento local e regional, gerando confiança e rastreabilidade. Os agroecossistemas estudados estão em avançado processo de transição agroecológica e apresentam como pontos fortes a adoção das práticas e manejo agroecológicos e a identidade cultural mineira. A ferramenta de avaliação de desempenho é útil para o diagnóstico rápido, com custos reduzidos e deve ser adaptada à realidade local. Para alcançar níveis mais complexos, é importante considerar a integração de animais nos agroecossistemas, por exemplo a meliponicultura e os sistemas silvipastoris e buscar a autossuficiência na produção e uso de energia renovável, incluindo o uso irrisório de combustíveis fósseis.Item Acesso aberto (Open Access) Educação ambiental para a sustentabilidade dos recursos hídricos: um contraponto entre a fundamentação legal e sua implementação em intersecção com a sociedade(2025-04-03) Calixto, Marcela Furtado; Imperador, Adriana Maria; Matias, Tális Pereira; Cardoso, Francisco José; Andrade Júnior, José Roberto Porto de; Gimenez, MarcosA relação entre o homem e a natureza demanda o estudo do complexo tecido social. Nesse cenário, o presente estudo tem por objeto a análise da intersecção entre o homem, a natureza e os recursos hídricos, integrando todas as tramas dessa dinâmica, que perpassa o contexto exclusivamente ambiental. Para tal compreensão, foi realizada uma incursão no campo social, em sua relação com o meio ambiente, tangenciando a Educação Ambiental (EA) crítica em relação aos recursos hídricos, a análise das normas acerca de EA em recursos hídricos, e um estudo de caso da intersecção da EA em recursos hídricos com a sociedade. Logo, o estudo foi orientado pelos seguintes questionamentos: qual a integração entre o campo social e o meio ambiente ao longo dos tempos? Como está a produção acadêmica em EA, em sua perspectiva crítica em recursos hídricos? O que estabelece a legislação de EA relacionada aos recursos hídricos no arcabouço nacional, estadual, regional e municipal? No recorte selecionado do Município de Poços de Caldas, estão sendo implementadas as diretrizes da legislação acerca da EA no âmbito dos recursos hídricos? O objetivo principal foi identificar o contraponto entre a legislação vigente e a implementação da EA na sua intersecção com a sociedade. Os objetivos específicos consistem no mapeamento da relação entre o campo social e o meio ambiente, a revisão bibliográfica da formação crítica da EA em recursos hídricos e a análise das diretrizes da legislação acerca da EA no âmbito dos recursos hídricos. Para atingir os objetivos, o trabalho foi iniciado com o Estado da Arte para compreender os avanços da Sociologia Ambiental e seus rumos para a Sociologia da Sustentabilidade. Na sequência, foi feita a revisão bibliográfica sobre a EA crítica em recursos hídricos, e a análise documental das normas existentes no âmbito do ordenamento jurídico das principais diretrizes da EA na esfera federal, estadual, regionalizada e local. Por fim, com o intuito de investigar a implementação dessa fundamentação legal em intersecção com a sociedade, foi realizado um estudo de caso no âmbito do Município de Poços de Caldas, para analisar a implementação da EA na localidade, em contraponto às diretrizes da legislação. Com isso, a partir dos resultados foi elaborada uma cartilha como produto final da tese. Esta cartilha foi elaborada a partir das principais observações, em especial a necessidade de uma formação crítica para a participação social na gestão dos recursos hídricos, a fim de maximizar essa participação e a sensibilização para a contribuição dos cidadãos em relação à sustentabilidade dos recursos hídricos, no âmbito do Programa de Educação Ambiental junto ao Departamento Municipal de Água e Esgoto de Poços de Caldas. O estudo se mostrou relevante, pois para além de compreender o papel da relação entre o meio ambiente e o meio social, a EA crítica em recursos hídricos mostra-se essencial para a construção de uma sociedade mais consciente e engajada na proteção e gestão sustentável dos recursos hídricos.Item Acesso aberto (Open Access) Eficácia da Educação Ambiental facilitada pela aprendizagem móvel na gestão de resíduos na Amazônia(2024-12-05) Reis, Edson Augusto dos; Imperador, Adriana Maria; Hayashi, Carmino; Costa, Carlos Wilmer da; Souza, Thiago Corrêa de; Gimenez, MarcosA presente Tese de doutorado tem como objetivo avaliar a eficácia da Educação Ambiental facilitada pela aprendizagem móvel, por meio do uso de aplicativos de mensagens em telefones celulares para minimizar impactos na gestão de resíduos sólidos no município de Juruti no Pará. A tese está dividida em três estudos que se complementam. No primeiro artigo, é apresentada uma revisão sistêmica da literatura, examinada a presença de ações de Educação Ambiental no contexto das mudanças tecnológicas. A análise de publicações em bases de dados como CAPES, Web of Science, DOAJ, Google Scholar, SciELO e UNESCO, revela que menos de 1% das publicações abordam o uso de aprendizagem móvel na Educação Ambiental, evidenciando a necessidade de investimentos neste instrumento de educação. No segundo artigo está um estudo que organizou características socioeconômicas, culturais e sobre o conhecimento da população do município em relação à gestão de resíduos sólidos. Por meio de entrevistas individuais e presenciais com uma amostra de 210 moradores, o estudo demonstrou que, embora 92,7% dos entrevistados reconhecem a importância da correta destinação do lixo (Resíduo Sólido), destes, 53% conhecem conceitos básicos como os 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), entre outros resultados que apontam uma oportunidade de fortalecer a Educação Ambiental por meio de novas abordagens. O terceiro artigo é a verificação da eficácia do uso do uso celular, comparando resultados antes e depois das ações de Educação Ambiental de dois grupos de pessoas versus um grupo controle. A comparação dos resultados demostra que os participantes expostos às ações de educação ambiental planejadas tiveram uma resposta positiva significativamente maior (47%) em comparação ao grupo controle (21%). Os resultados confirmam a Tese de eficácia do uso da educação móvel no celular como instrumento de Educação Ambiental. Atento para algumas recomendações de saúde e segurança necessárias, a conclusão aponta como eficaz o uso do celular, pois, permitiu ampliar a conhecimento de forma rápida e equitativa. Oportunidade para replicar o instrumento em localidades com características semelhantes na região amazônica, em especial para enfrentar novos desafios das mudanças climáticas.Item Acesso aberto (Open Access) Políticas ambientais marinhas e costeiras, educação ambiental e avaliação de impactos ambientais como processos integrados para a gestão ambiental e sustentabilidade(Universidade Federal de Alfenas, 2022-08-30) Imperador, Adriana Maria; Hayashi, Carmino; Corrêa, Luciara Bilhalva; Thales De Astrogildo E, Tréz; Thiago Corrêa De, SouzaO desenvolvimento humano vem causando diversos impactos ambientais, dentre eles a poluição marinha, a degradação ambiental e a perda de serviços ecossistêmicos. Este processo ressalta a importância de políticas públicas eficazes voltadas para a conservação dos recursos naturais, além do uso de ferramentas integradas da Gestão Ambiental, como a Educação Ambiental (EA) e a Avaliação de Impactos Ambientais (AIA). Desta forma, o presente trabalho busca investigar as relações entre o oceano e a sociedade, a relevância de Políticas Ambientais Marinhas e Costeiras (PAMC) no Brasil, as funções da Educação Ambiental (EA) para a eficácia destas políticas e os principais impactos antrópicos que incidem sobre ecossistemas insulares e costeiros, haja vista a sua vulnerabilidade acentuada perante os impactos do turismo costeiro. Para isso, foi realizada uma análise exploratória da legislação voltada à conservação dos recursos marinhos no Brasil, pesquisa bibliográfica qualitativa, desenvolvimento e aplicação de metodologia de Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais (LAIA) com base ecossistêmica em duas ilhas com forte relevância turística no estado de Santa Catarina, Brasil, e uma Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) pelo método de rede de interações, também com base ecossistêmica, na praia dos Ingleses, localizada no norte da ilha de Florianópolis – SC. Os resultados mostraram que, com a pandemia da Covid-19, iniciada no ano de 2020, muitos impactos foram acentuados, como a problemática do plástico no ambiente marinho, demandando ações conjuntas e responsabilidade compartilhada. Além disso, pode-se estabelecer relações entre políticas de conservação do mar e ações de Educação Ambiental que podem contribuir para a redução de impactos antrópicos no mar. Também se ressaltou a importância da abordagem ecossistêmica, com foco na realidade local e nos processos de Avaliação de Impactos Ambientais (AIA). Conclui-se que existe um grande distanciamento entre teorias e práticas abordadas por Políticas Ambientais Marinhas e Costeiras (PAMC) no Brasil, que a participação social e a responsabilidade compartilhada ainda são lentas no país, que a Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) com base ecossistêmica é um instrumento fundamental para a coordenação de medidas voltadas para a conservação dos recursos naturais e desenvolvimento sustentável em ecossistemas insulares e costeiros, e que a Educação Ambiental deve integrada neste processo e estimulada pelo Poder Público.
