Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2664
Navegar
Navegando Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física por Orientador(a) "Camps Rodríguez, Ihosvany"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Acesso aberto (Open Access) Protoboard com elementos resistivos orgânicos(Universidade Federal de Alfenas, 2018-12-14) Metz, Hugo Leonardo; Camps Rodríguez, Ihosvany; Lavelli, Lara Fernandes Dos Santos; Neves, Person PereiraO propósito do presente trabalho é sugerir um método de ensino do conteúdo de circuitos elétricos simples que envolva, além da teoria, uma atividade prática, que é a construção de um protoboard, onde o aluno seja o principal protagonista de sua busca pelo conhecimento. Sugere-se também o emprego de um simulador de circuitos elétricos como complemento pedagógico. Os resistores utilizados neste protoboard são citados neste trabalho como resistores orgânicos, e deve-se esclarecer que esta terminologia se refere a elementos orgânicos do gênero alimentício, como salsichas, pepinos, cenouras, entre outros. Com esta proposta busca-se dar sentido aos símbolos utilizados nos livros-texto e nos exercícios de fixação e às equações, ao mesmo tempo que permite que, durante a utilização do arranjo experimental, o aluno possa ser surpreendido por situações não previsíveis, possa fazer medidas, propor e testar hipóteses, e possa, de maneira sólida, substituir seus conhecimentos de senso comum por conhecimentos com base científica, capazes de lhe trazer compreensão sobre situações semelhantes. O projeto tem por finalidade prover ao aluno, tanto visualmente quanto quantitativamente, meios de se observar e medir os efeitos da associação de resistores, e confrontar as medidas tomadas com a teoria previamente trabalhada em sala de aula. É também é possível trabalhar outros conceitos, como o Efeito Joule, efeitos do campo elétrico e a dependência linear da diferença de potencial com a distância onde são feitas as medidas, o efeito do curto-circuito sobre a corrente elétrica e a queda de potencial nos resistores e seu efeito direto no brilho das lâmpadas, o tempo de cozimento das salsichas de acordo com o tipo de lâmpada utilizada, entre outros efeitos.Item Acesso aberto (Open Access) Utilização de simulações computacionais no ensino de física, na área da termologia(Universidade Federal de Alfenas, 2017-03-15) Campos, Bruno De Oliveira; Camps Rodríguez, Ihosvany; Bressan, Paulo Alexandre; Charret, Iraziet Da CunhaNeste trabalho apresentamos a criação de um servidor web, e com ele utilizamos um site off-line para disponibilizar simulações computacionais para o ensino de Física, na área da Termologia. A área escolhida é devido ao conteúdo lecionado na turma do 2º Ano do ensino médio da Escola Estadual Dr. Emílio Silveira, na cidade de Alfenas-MG. Visto que utilizaríamos as simulações computacionais em um laboratório de informática como aulas práticas, foram elaborados alguns roteiros de aulas práticas para as simulações computacionais aplicadas. Os roteiros das aulas práticas foram elaborados tomando por base a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. As simulações computacionais utilizadas neste trabalho foram desenvolvidas pelo projeto Tecnologia no Ensino de Física (PhET), da Universidade do Colorado, elas estão disponíveis gratuitamente e on-line.
