Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2664
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Item Acesso aberto (Open Access) O uso de um termofluxímetro de baixo custo para o ensino de termodinâmica(Universidade Federal de Alfenas, 2024-08-09) Costa, Giovanni Armando Da; Pedroso, Luciano Soares; Macêdo, Josué Antunes De; Wisniewski, CelioEsta dissertação apresenta a elaboração e aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) utilizando um aparato experimental de baixo custo denominado Termofluxímetro de Baixo Custo (TFBC). O objetivo principal consiste em desenvolver, implementar e avaliar a utilização de um aparato experimental chamado Termofluxímetro de Baixo Custo como ferramenta de ensino para conceituar elementos de Termodinâmica, promovendo a aprendizagem significativa e avaliando o desempenho dos estudantes por meio da criação de mapas conceituais. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a importância das práticas experimentais no ensino de Física; entretanto, desafios como o alto custo e a complexidade dos equipamentos dificultam sua implementação. Para superar essas dificuldades, propomos a construção e utilização do TFBC em aulas do 2º ano do Ensino Médio. O aparato será utilizado para abordar temas cotidianos relacionados ao conceito de calor, seus princípios de propagação e materiais de isolamento térmico. A metodologia adotada, para que os objetivos fossem alcançados, alicerça-se na aprendizagem significativa, levantando-se subsunçores preexistentes na estrutura cognitiva dos estudantes e utilizando-se da análise de conteúdo para tratar os dados coletados durante e após as intervenções pedagógicas. Foram elaboradas sequências de atividades para promover o processo de ensino e aprendizagem, permitindo aos estudantes elaborar e manipular o experimento e responder às questões norteadoras propostas pelo professor-pesquisador. Os resultados encontrados ao longo das intervenções mostraram que o uso do TFBC facilitou a compreensão dos conceitos de fluxo térmico e condução através de materiais variados, evidenciando a efetividade das práticas experimentais de baixo custo neste nível de ensino. Estudos futuros podem explorar a aplicação do TFBC em outras áreas da Física e expandir a abordagem para diferentes níveis de ensino.Item Acesso aberto (Open Access) Caçador de exoplanetas: um chatbot para o ensino de astronomia nas aulas de Física.(Universidade Federal de Alfenas, 2023-05-11) Silva, José Carlos Da; Roberto Júnior, Artur Justiniano; Silva, Agenor Pina Da; Bressan, Paulo AlexandreA busca pelo conhecimento sobre a natureza, seja ela terrestre ou celeste, impulsiona as descobertas científicas e o desenvolvimento tecnológico. O smartphone é um bom exemplo de recurso tecnológico, produto das descobertas científicas do século XX, que atualmente faz parte do cotidiano da vida de boa parte das pessoas, principalmente dos mais jovens. Pelo fato de possuir recursos que facilitam a comunicação, a busca por informação e a interatividade, o smartphone pode ser utilizado dentro de uma estratégia de ensino conhecida como mobile learning. Diante disso, nosso trabalho tem como objetivo apresentar e avaliar o potencial pedagógico do chatbot Caçador de Exoplanetas. Este chatbot interage com o usuário por meio de perguntas e respostas a respeito de parâmetros físicos dos exoplanetas. O chatbot foi utilizado como parte da unidade de ensino, desenvolvida a partir dos três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti. Essa unidade de ensino foi aplicada em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola pública de Minas Gerais. O resultado da aplicação da unidade de ensino nos mostrou que o chatbot pode ser utilizado como um recurso tecnológico no ensino de física, porque ele desperta o interesse e a motivação para o estudo de conteúdos de física e astronomia. Apesar da avaliação da aprendizagem com o chatbot ter sido prejudicada, devido ao baixo número de alunos que participaram de todos ostrês momentos pedagógicos, observamos que a maioria teve dificuldades para realizar alguns cálculos matemáticos e interpretar os resultados. Esse resultado nos motivou a começar a desenvolver uma nova versão do chatbot, agora com fases que possuem níveis diferentes de aprofundamento das perguntas.Item Acesso aberto (Open Access) MobTracker : um aplicativo de captura de dados para o ensino de física(Universidade Federal de Alfenas, 2023-04-26) Ferreira, Lenon Couto; Junior, Artur Justiniano Roberto; Figueiredo Filho, Newton De; Zampieron, João VicenteÉ no ambiente escolar que o sujeito tem a possibilidade de compreender os processos do fazer científico, questionar o status de superioridade e imutabilidade da ciência e problematizar as relações entre a Ciência e a Tecnologia. Para tanto, é necessário desenvolver técnicas de ensino eficazes, que envolvam a teoria com a prática vivenciada pelos estudantes, bem como sejam capazes de promover o desenvolvimento do senso crítico e capacidade de tomada de decisões. Com a imersão do jovem no ambiente tecnológico e a popularização do uso dos smartphones, torna-se essencial tratar essa problemática no ambiente escolar. Pesquisas recentes sugerem que é possível ensinar física utilizando de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), em especial aplicativos desenvolvidos para smartphones. Neste processo de utilização do smartphone em sala de aula, em atividades de aprendizagem, os estudantes podem tornar-se agentes centrais e ativos nas atividades experimentais ao filmar os experimentos, obter e tratar seus respectivos dados. Portanto, o intuito desta pesquisa consistiu em verificar se o MobTracker é um aplicativo para dispositivo móvel que apresenta potencial pedagógico como ferramenta para o ensino de Física, se é capaz de motivar os estudantes a estudarem os assuntos abordados com o aplicativo, bem como avaliar se a metodologia adotada está adequada a uma metodologia de ensino ativo. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa qualitativa investigativa, com avaliação dos resultados de ensino através da utilização do aplicativo MobTracker em situação de aprendizagem sobre a 2a lei de Newton. Os resultados apontaram para o fato de que o uso do MobTracker como uma metodologia de aprendizagem ativa cumpre com o papel de gerar aprendizado, engajamento e autonomia dos estudantes, servindo de ferramenta que permite acessar concepções alternativas dos estudantes para explicação dos fenômenos, buscando agregar gradativamente novos conhecimentos aos já consolidados em sua estrutura cognitiva, fazendo estes novos terem uma permanência longa e estável na sua formação.Item Acesso aberto (Open Access) Sala de aula invertida, aulas remotas e avaliações através de explicações em vídeos: o uso de práticas experimentais no ensino dos processos de eletrização(Universidade Federal de Alfenas, 2021-02-26) Pereira, Guilherme Almeida De Souza; Pinto, Jose Antônio; Camps Rodriguez, Ihosvany; Lanes, Matusalém MartinsNeste trabalho apresentamos resultado de uma pesquisa de mestrado na qual investigamos a realização de práticas experimentais relacionadas aos processos de eletrização na forma remota. A forma remota para esta abordagem se deu devido a adaptações do ensino a nova realidade estabelecida mediante a pandemia do Coronavírus COVID 19. Para a realização das atividades experimentais foram distribuídos kits com aparatos de baixo custo para os nove estudantes da unidade curricular do terceiro ano do Ensino Médio, onde aconteceu a intervenção pedagógica aqui relatada. Nossas expectativas foram a de que teríamos algumas dificuldades na implementação da proposta por se tratar de práticas experimentais e principalmente por acontecer na formatação remota. Utilizamos a metodologia proposta pela Sala de Aula Invertida (SAI), de modo a termos um melhor aproveitamento do tempo disponível. Elaboramos videoaulas teóricas e tutoriais em vídeos para a explanação teórica e o passo a passo experimental respectivamente. Utilizamos como método avaliativo explicações em vídeos feitas pelos estudantes sobre os fenômenos observados experimentalmente. Consideramos que as atividades desenvolvidas foram, dentro das expectativas, positivas e que traz consigo um caráter inovador. Apontamos também sugestões para trabalhos futuros que possam dar continuidade na pesquisa aqui apresentada.Item Acesso aberto (Open Access) Sequência didática de tecnologias relacionadas à física baseada na motivação intrínseca entre alunos do Ensino Médio(Universidade Federal de Alfenas, 2019-11-01) Oliveira, Lídia Rodrigues Dionísio; Toti, Frederico Augusto; Bezerra, Aníbal Thiago; Marineli, FábioAs teorias de aprendizagem têm destacado cada vez mais a importância da motivação nos processos de ensino e aprendizagem. O ensino de Física caracteriza-se por conteúdos considerados de difícil assimilação e muitas vezes não atraente às escolhas dos jovens. Nesse contexto, surge a necessidade de investigar as motivações dos alunos, que podem estar associadas às Ciências e suas tecnologias e, consequentemente, ressignificar o seu conhecimento no ensino de Física. Este trabalho tem por objetivo propor uma sequência didática sobre tecnologias identificadas como muito motivadoras ou pouco motivadoras. tais tecnologias, associadas à motivação na aprendizagem de física, foram identificadas por meio de um questionário adaptado e validado no presente trabalho. O questionário aplicado foi o domínio 01 do instrumento Percepção da Motivação para Aprendizagem de Física por Aplicação de Conhecimento (PMAFAC). O domínio 01 foi aplicado aos alunos do Ensino Médio de três escolas da rede pública estadual de ensino da cidade de Alfenas, sul de Minas Gerais. O questionário abrange tecnologias presentes no cotidiano dos alunos, podendo trazer aos professores o reconhecimento das conexões estabelecidas entre tecnologias e conceitos físicos. Para validação do instrumento, foram aplicados testes de consistência interna, correlação e correspondência. As análises de confiabilidade, correspondência e correlações mostraram resultados satisfatórios, indicando validade do questionário. As tecnologias que se associaram a uma maior motivação no aprendizado da Física foram: WhatsApp, celular, internet, vídeo game, bomba atômica, avião, dentre outras. Posteriormente, aplicou-se uma sequência didática aos alunos do Ensino Médio da rede púbica de ensino da cidade de Alfenas, MG, utilizando algumas tecnologias (internet e celular) muito motivadoras e uma tecnologia (transistor) pouco motivadora ao ensino de Física. Os resultados obtidos mostraram satisfação dos respondentes às escolhas dos conteúdos motivadores e interesse à tecnologia pouco motivadora. Com este trabalho, sugere-se que conhecer e aplicar uma sequência didática com base no conhecimento nas motivações intrínsecas dos alunos sobre o Ensino de Física por meio de tecnologias próximas aos mesmos que pode melhorar a aprendizagem, considerando-se o nível de motivação dos alunos.Item Acesso aberto (Open Access) Introdução de conceitos do modelo padrão de partículas elementares através de sequências didáticas(Universidade Federal de Alfenas, 2020-01-07) Santos, Anderson Dos; Soltau, Samuel Bueno; Mello, Clayton Santos; Toti, Frederico AugustoEste trabalho tem como objetivo, a inserção de conteúdos de Física Moderna, em especial o Modelo Padrão da Física de Partículas, como parte da disciplina de física do terceiro ano do ensino médio, através da confecção um conjunto de sequências didáticas e um jogo de cartas relacionado às partículas elementares do modelo padrão, tal material será utilizado como complemento do livro didático, trabalho este utilizado com dissertação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física(MNPEF). Vivemos num mundo interconectado, no qual uso de mídias e aplicativos é cada vez mais comum na sociedade. Entretanto, o conhecimento dos conceitos físicos envolvidos no funcionamento de tais tecnologias nem sempre está presente no repertório dos alunos. Para amenizar este problema e acompanhar a evolução tecnológica, o Ensino de Física não pode prescindir de incluir entre os temas abordados no Ensino Médio, conceitos de Física Moderna e Contemporânea. A possibilidade de utilizar os próprios artefatos tecnológicos, como simulações computacionais e outros softwares, para abordar tais conteúdos, esbarra no dilema das Escolas Públicas sem recursos. Com o intuito de oferecer uma alternativa viável para enfrentar estes desafios, montamos uma sequência didática centrada num jogo de cartas, para ensinar Física de partículas, com ênfase no Modelo Padrão. O jogo, similar ao popular UNO, consiste em dezesseis cartas que representam quarks, léptons e bósons, do qual participam até cinco jogadores, cada um com oito cartas, para disputar a partida. As regras do jogo são similares às do UNO original, ganha o jogador que se livrar de todas as cartas que tem na mão. Essa proposta pretende além de abordar o Modelo Padrão da Física de Partículas, resgatar a interação e o convívio nas relações sociais entre os alunos na sala de aula. Na fase de avaliação, utilizamos um conjunto de questões que levam em consideração o conhecimento prévio dos alunos quanto aos conteúdos abordados e visam despertar o interesse a respeito dos temas. Os assuntos vão desde a evolução do modelo atômico até conceitos de Física Moderna, como efeito fotoelétrico e a Física Contemporânea, como o bóson de Higgs. A aplicação desta proposta em uma Escola Pública, teve resultados satisfatórios na avaliação pelos alunos.Item Acesso aberto (Open Access) Protoboard com elementos resistivos orgânicos(Universidade Federal de Alfenas, 2018-12-14) Metz, Hugo Leonardo; Camps Rodriguez, Ihosvany; Lavelli, Lara Fernandes Dos Santos; Neves, Person PereiraO propósito do presente trabalho é sugerir um método de ensino do conteúdo de circuitos elétricos simples que envolva, além da teoria, uma atividade prática, que é a construção de um protoboard, onde o aluno seja o principal protagonista de sua busca pelo conhecimento. Sugere-se também o emprego de um simulador de circuitos elétricos como complemento pedagógico. Os resistores utilizados neste protoboard são citados neste trabalho como resistores orgânicos, e deve-se esclarecer que esta terminologia se refere a elementos orgânicos do gênero alimentício, como salsichas, pepinos, cenouras, entre outros. Com esta proposta busca-se dar sentido aos símbolos utilizados nos livros-texto e nos exercícios de fixação e às equações, ao mesmo tempo que permite que, durante a utilização do arranjo experimental, o aluno possa ser surpreendido por situações não previsíveis, possa fazer medidas, propor e testar hipóteses, e possa, de maneira sólida, substituir seus conhecimentos de senso comum por conhecimentos com base científica, capazes de lhe trazer compreensão sobre situações semelhantes. O projeto tem por finalidade prover ao aluno, tanto visualmente quanto quantitativamente, meios de se observar e medir os efeitos da associação de resistores, e confrontar as medidas tomadas com a teoria previamente trabalhada em sala de aula. É também é possível trabalhar outros conceitos, como o Efeito Joule, efeitos do campo elétrico e a dependência linear da diferença de potencial com a distância onde são feitas as medidas, o efeito do curto-circuito sobre a corrente elétrica e a queda de potencial nos resistores e seu efeito direto no brilho das lâmpadas, o tempo de cozimento das salsichas de acordo com o tipo de lâmpada utilizada, entre outros efeitos.Item Acesso aberto (Open Access) Experimentos projetados para construção e mudança de modelo mentais no ensino de eletromagnetismo(Universidade Federal de Alfenas, 2018-07-30) Dias, Silvio Lima; Toti, Frederico Augusto; Soltau, Samuel Bueno; Mauro, Eduardo DiDevido ao seu conteúdo extenso que envolve conceitos abstratos de difícil compreensão, o estudo do Eletromagnetismo revela um elevado grau de desinteresse por parte da maioria dos alunos dentro da disciplina de Física. Além da natureza abstrata dos conceitos envolvidos, soma-se a essa dificuldade a estratégia utilizada no ensino desse tema, que privilegia, quase que exclusivamente, aulas expositivas no quadro, as quais se limitam a uma breve explicação teórica dos fenômenos e leis do Eletromagnetismo, seguida de resolução de exercícios. No entanto, a adoção de atividades experimentais em sala de aula pode amenizar de forma significativa os problemas acima citados, uma vez que elas possibilitam a aplicação do conteúdo em situações práticas. Dessa forma, este trabalho propõe a utilização de um material didático-pedagógico em sala de aula, que permite aos alunos investigarem os conteúdos do Eletromagnetismo de maneira interativa, dando-lhes subsídios para que tenham condições de compreender, questionar e, por fim, adquirir o conhecimento científico. Este trabalho contribui fornecendo uma sequência de experimentos confeccionados com materiais de baixo custo e fácil acesso, obedecendo a ordem com que os tópicos sobre Eletromagnetismo aparecem na história da Física além e também na sequência de algumas obras didáticas. Além disso, foi utilizado como fundamentação teórica os “Modelos Mentais de Johnson-Laird”, em função da versatilidade teórica apresentada nesta teoria para que possamos compreender uma forma de construção individual do conhecimento científico, por parte dos alunos, sujeitos do processo.Item Acesso aberto (Open Access) Construção e aplicação de uma coleção de jogos didáticos para ensino de física no ensino médio(Universidade Federal de Alfenas, 2018-08-07) Uyeda, Fabiana Aparecida Santos; Toti, Frederico Augusto; Soltau, Samuel Bueno; Yamazaki, Regiani MagalhãesA literatura especializada indica como um dos obstáculos ao ensino de Física no Ensino Médio as abordagens excessivamente centradas em aulas expositivas com pouca capacidade de engajar os alunos no processo de aprendizagem. Por outro lado, a literatura indica que é importante que os professores de Física procurem abordagens em que os alunos tenham a oportunidade de maior interação, engajamento em atividades, sendo protagonistas da aula e da aprendizagem. Dentro desta perspectiva tem sido destacado, por exemplo, as chamadas abordagens de aprendizagem ativa, o ensino por investigação, além de atividades que possam ser lúdicas e que garantam o protagonismo do aluno. Partindo do conceito da atividade lúdica com propósitos didáticos, nosso objetivo principal neste trabalho foi investigar a partir de um estudo de caso, os principais elementos (parâmetros) para a organização de processos que envolvam grupos de alunos na criação de jogos, com conteúdo relevante, como uma estratégia de aprendizagem de Física. Para isso, foram criadas oportunidades para que os alunos construíssem jogos, envolvendo conteúdo do CBC (Conteúdos Básicos Comuns) de Física. A partir de sucessivas rodadas esses jogos foram aperfeiçoados e disponibilizados como recurso para ensino e avaliação em Física. Como produto principal, conseguimos obter um conjunto de parâmetros ou elementos essenciais necessários para favorecer o alcance de finalidades didáticas em jogos no ensino de Física e uma coleção de sugestões testadas para que professores possam adaptar essa experiência as suas condições e necessidades em atividades didáticas.Item Acesso aberto (Open Access) Atividades de experimentação como resolução de problemas no ensino de eletromagnetismo(Universidade Federal de Alfenas, 2017-07-11) Ferreira, Everton Correa; Sorpreso, Thirza Pavan; Carvalho, Hugo Bonette De; Silva, Leandro Lodero DaÉ explícito e inegável que em minha experiência profissional pude observar que nossas escolas trabalham às cegas, no que se refere às práticas de ensino e aprendizagem, demandando assim uma enorme necessidade de mudança. É irrefutável que a prática de ensino e aprendizagem adotada pelas escolas estaduais segue uma abordagem tradicional, quando o professor aborda conceitos abstratos de forma expositiva utilizando apenas lousa e giz, muitas vezes sem conectar tais conceitos com o cotidiano. Em face do desinteresse e da dificuldade dos alunos no que tange o ensino de física, em especial no eletromagnetismo, apresento neste trabalho uma unidade de ensino que acredito ser enriquecedora para regência de aula do professor, pois abordamos o eletromagnetismo de forma diferenciada do método tradicional. Para isso foram abordados conceitos de eletricidade, magnetismo e eletromagnetismo conectando-os com situações experimentais para facilitar sua significação pelos alunos. Buscou-se por meio da unidade que os alunos pudessem compreender o funcionamento de um artefato tecnológico de uso social, a Usina Hidrelétrica. Concomitantemente com a experimentação foram utilizadas outras formas de representação como: formalismo matemático, animações, simulações e exposição. Este trabalho foi desenvolvido com 19 alunos do primeiro ano de ensino médio na Escola Estadual Doutor Emílio da Silveira, localizada na cidade de Alfenas, Minas Gerais. Os 19 alunos de turmas diferentes se inscreveram voluntariamente para pesquisa. Durante o desenvolvimento da unidade de ensino as aulas foram registradas em áudio e vídeo e em atividades escritas pelos estudantes. Esses registros foram posteriormente analisados no que se refere as compreensões dos estudantes e possíveis deslocamentos dos mesmos sobre conceitos importantes para o funcionamento de uma Usina Hidrelétrica. Os resultados indicaram que a aplicação desta unidade transcorreu como o planejado, os alunos tiveram contato com experimentos, o que permitiu que fossem construindo conhecimentos a partir de elementos concretos em associação com elementos abstratos. Houve uma melhora significativa entre concepções iniciais e posteriores sobre conceitos de eletromagnetismo. Os estudantes apresentaram respostas diversificadas, no decorrer da unidade, não se restringindo à reprodução do que era dito pelo autor. Observamos ainda que no final da unidade grande parte dos alunos preocuparam com a utilização correta de termos científicos e com o domínio desses termos.Item Acesso aberto (Open Access) Utilização de simulações computacionais no ensino de física, na área da termologia(Universidade Federal de Alfenas, 2017-03-15) Campos, Bruno De Oliveira; Camps Rodriguez, Ihosvany; Bressan, Paulo Alexandre; Charret, Iraziet Da CunhaNeste trabalho apresentamos a criação de um servidor web, e com ele utilizamos um site off-line para disponibilizar simulações computacionais para o ensino de Física, na área da Termologia. A área escolhida é devido ao conteúdo lecionado na turma do 2º Ano do ensino médio da Escola Estadual Dr. Emílio Silveira, na cidade de Alfenas-MG. Visto que utilizaríamos as simulações computacionais em um laboratório de informática como aulas práticas, foram elaborados alguns roteiros de aulas práticas para as simulações computacionais aplicadas. Os roteiros das aulas práticas foram elaborados tomando por base a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. As simulações computacionais utilizadas neste trabalho foram desenvolvidas pelo projeto Tecnologia no Ensino de Física (PhET), da Universidade do Colorado, elas estão disponíveis gratuitamente e on-line.Item Acesso aberto (Open Access) Laboratórios de óptica para alunos do ensino médio das escolas públicas: montagem e avaliação de aprendizagem(Universidade Federal de Alfenas, 2016-11-03) Vilela, Jean Louis Landim; Magalhães, Cristiana Schmidt De; Studart Filho, Nelson; Sorpreso, Thirza PavanO presente trabalho versa sobre a importância das aulas práticas para que o conteúdo de óptica geométrica seja mais bem assimilado e compreendido pelos alunos do ensino médio das escolas públicas e, com este despertar que gradualmente ocorra, aumente-se o interesse pelas aulas citadas acima.Analisou-se, particularmente, a utilização do laboratório, o envolvimento dos alunos e o uso de kits para os experimentos sobre óptica geométrica.Verificou-se da mesma forma, a utilização de material de baixo custo de fácil acesso e ainda a abordagem de temas como a dispersão da luz, associação de espelhos planos, reflexão e refração da luz e lentes esféricas. Nota-se que para muitos estudantes é difícil fazer uma conexão entre a teoria e a prática. Neste ínterim, pode-se perceber que a física tem que ter sentido para os alunos e ser vista como algo prático e presente no seu cotidiano. Assim, as aulas práticas tornam-se um grande aliado do professor, garantindo uma maior aprendizagem sobre os temas abordados. Portanto, os objetivos deste trabalho visam propor mudanças, na metodologia tradicional do ensino atual da Física em Minas Gerais e desenvolver a curiosidade e o senso crítico do aluno para que compreenda e aprenda com mais facilidade o conteúdo ministrado. O presente trabalho foi desenvolvido com alunos da segunda série do Ensino Médio regular da Escola Estadual São Sebastião da cidade de Cruzília - MG.Verifica-se com este que as atividades no laboratório alcançaram os objetivos propostos. Conclui-se, portanto que a utilização de laboratórios de física, é excelente recurso para que os alunos possam compreender melhor o assunto “óptica”, a partir de uma aprendizagem mais efetiva.Item Acesso aberto (Open Access) Uma proposta de sequência didática para o ensino de Astronomia na educação básica com o uso do software Astro 3D(Universidade Federal de Alfenas, 2016-11-25) Moraes, Leandro Donizete; Roberto Júnior, Artur Justiniano; Silva, Agenor Pina Da; Bressan, Paulo AlexandreA observação dos corpos e fenômenos celestes desperta a atenção dos seres humanos desde os primórdios da humanidade. Da curiosidade sobre os seus movimentos e comportamentos na esfera celeste surgiram as teorias científicas que buscam as explicações sobre as ocorrências dos fenômenos astronômicos, sobre a existência de outros corpos celestes e sobre a origem do universo. Deste modo, o estudo dos fenômenos celestes contribui para o desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento. Entretanto, o ensino de Astronomia ainda é incipiente, e deveras ausente na maioria das escolas do país. Dentre as diversas explicações para essa situação está a falta de material didático adequado. Diante dessa realidade, nessa dissertação apresentamos uma sequência didática para o ensino de Astronomia que foi desenvolvida tendo como referência a utilização do software Astro 3D. Esse software, desenvolvido em parceria com o Laboratório de Tecnologia Educacional da UNIFAL-MG, é um simulador dos movimentos dos astros nos referenciais topocêntrico e heliocêntrico. Com ele é possível simular fenômenos astronômicos em escalas de tempo curtas e longas. Para desenvolver esse trabalho o referencial teórico escolhido foi os três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti. Eles foram utilizados durante a aplicação de uma sequência didática, com cinco temas astronômicos, escolhidos de acordo com o catálogo de concepções alternativas de Langhi. Para aplicar a sequência didática o Astro 3D foi utilizado como o principal recurso pedagógico. Esse trabalho foi desenvolvido com 25 alunos de uma turma do 1° ano do ensino médio de uma escola pública de Minas Gerais. Após aplicar a sequência didática os alunos desenvolveram uma atividade na sala de informática e responderam um questionário diagnóstico. A partir da análise qualitativa das respostas dos alunos no questionário e das respostas da atividade na sala de informática, observamos que o Astro 3D, junto com a metodologia acima descrita, é um recurso didático que contribui para a aprendizagem de conceitos astronômicos e também na desconstrução de concepções alternativas a respeito de diversos fenômenos astronômicos.The observation of the bodies and celestial phenomena arouses the attention of humans since the prime of humanity. From the curiosity about their movements and behaviors in the celestial sphere scientific theories has emerged that seek the explanations for the occurrences of the astronomical phenomena about the existence of other celestial bodies and the origin of the universe. Thus, the study of celestial phenomena contributes to the development of various areas of knowledge. However, the astronomy’s teaching is still incipient, and indeed absent in most schools in the country. Among the various explanations for this situation is the lack of adequate didactic materials. Before this reality, in this thesis we present a didactic sequence for astronomy’s teaching which has been developed with reference to the use of Astro 3D software. This software, developed in partnership with the Educational Technology Laboratory of UNIFAL-MG, is a simulator of the movements of the stars in the topocentric and heliocentric references. It is possible to simulate astronomical phenomena with short and long time scales. To develop this work the chosen theoretical referentials was the three pedagogical moments of Delizoicov and Angotti. They were used during the application of a didactic sequence with five astronomical themes, chosen according to Langhi’s catalog of alternative conceptions. To apply the teaching sequence 3D Astro it was used as the main teaching resource. This study was conducted with 25 students in a 1st year of high school class of a public school in Minas Gerais. After applying the teaching sequence, the students developed an activity in the computer laboratory and answered a diagnosis questionnaire. From the qualitative analysis of the students' answers in the questionnaire and in the activity in the computer laboratory, we noticed that the Astro 3D, along with the methodology described above, is a teaching resource that contributes for astronomical concepts’ learning and also the deconstruction of alternative conceptions about various astronomical phenomena.